NOTÍCIAS: SAA
JUIZ DE FORA - 29/10/2014 - 16:15

Segurança rural é o principal tema da reunião do Conselho Municipal de Agricultura

A reunião bimestral do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa) discutiu na tarde desta terça-feira, 28, temas referentes ao meio rural de Juiz de Fora, tendo como prioridade a questão da segurança. No auditório da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), entidades e produtores rurais conversaram em busca de entendimento e melhorias para o setor. Estiveram representados a SAA, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Gado de Leite (Embrapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), as polícias Militar (PM) e Ambiental (PMA) e as associações de produtores rurais.

E, já que o tema da segurança foi o principal assunto do encontro, o titular da SAA, Edson Fontes, propôs a elaboração de um diagnóstico do meio rural: “ Esse levantamento deve abranger as questões de segurança e os aspectos socioeconômicos mais próximos possíveis da realidade. Com isso, poderemos planejar ações práticas e seguir um plano de segurança e patrulha rural”. Os comandantes de cada companhia da PM apresentaram seu serviço e se colocaram à disposição para um trabalho integrado ao conselho e aos produtores. O capitão Marcelo, da 132ª Cia de PMMG, que cobre os distritos de Sarandira e Caeté, afirmou: “O mal do século é o crack. Antes era só urbano, mas agora está também no meio rural. Isso causa muitos furtos, e algumas vezes vários cometidos pelo mesmo autor. Por isso, é preciso manter esse contato com a patrulha rural, para fazer uma denúncia, um boletim de ocorrência, e provocar uma investigação. Queremos que o serviço seja ainda mais efetivo”. O capitão disponibilizou os contatos diretos com a patrulha e a companhia, e ainda o Disk Denúncia 181, onde as pessoas podem fazer denúncias anônimas de suspeitos ou autores.

O tenente Gilmar, da 32ª Cia, que cobre a zona sul da cidade e distritos rurais do entorno de Torreões, Pires, Pirapetinga, Monte Verde e outros, apresentou programas que deram certo em outras cidades, como Ituiutaba e Iturama, que podem funcionar também em Juiz de Fora: “Eles têm a rede de vizinhos rurais protegida. O Conser (Conselho de Segurança Rural), possui um cadastro de informações que deu certo e ajuda o trabalho da patrulha”. Segundo ele, o cadastro pode ter nomes de produtores e trabalhadores, fotos de pessoas, equipamentos, marca do gado. A ideia propõe também um mapeamento que inclua coordenadas geográficas, para facilitar a localização da ocorrência, quando da necessidade de pedir reforços e atender chamados.

A PMA foi representada pelo subtenente Eugênio, da 4ª Cia de Meio Ambiente e Trânsito, que cobre todos os distritos: “As atividades são voltadas para as questões ambientais. Temos também a agenda aberta para fazer cursos de educação ambiental e prevenção de infrações”. O subtenente anunciou ainda o início da patrulha integrada, quando um policial ambiental vai passar a acompanhar a patrulha rural. Os policiais sinalizaram ainda uma ideia de integração com a Polícia Civil, também através do Comapa, com o acompanhamento das investigações. Para tornar as ações mais efetivas nesse sentido, o conselho criou um grupo de trabalho específico para as questões de segurança.

Macaúba como possibilidade de diversificação

Outro grupo já instituído é o de diversificação, que estuda propostas de incentivar outros cultivos aos agricultores. O coordenador da agenda de desenvolvimento da Zona da Mata, Jackson Moreira, frisou os benefícios do cultivo da macaúba, um tipo de palmeira. Segundo ele, empresas de aviação já sinalizam a compra do óleo da planta, para utilização de “combustível verde” e seu uso na integração pecuária e floresta, chegando a gerar um aumento de 14% na produção, devido a melhoria no pasto e no gado. Nessa questão, Cláudio Nápolis, da Embrapa, também deixou sua contribuição, colocando-se à disposição, já que tem experiência no assunto sobre combustível verde.

Marlon Martins, titular do Demlurb, atentou também para as oportunidades frente à grande estiagem pela qual atravessa o país: “O fato de estarmos passando por uma seca sem precedentes vai aumentar a fiscalização. Não vai faltar apoio para os produtores que protegem suas nascentes, inclusive de empresas”. Ele citou ainda o programa “Produtor de Águas”, da cidade de Estrema, que visitou, junto com Edson Fontes, e que incentiva os agricultores que efetuam essa proteção das águas da propriedade.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SAA, pelo telefone 2104-7003

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL