NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 24/10/2014 - 15:29

Portal de Notícias PJF | Mostras de Arte de professores e alunos da rede municipal de ensino enchem de vida e cor as galerias do CCBM   | SE - 24/10/2014
A Secretaria de Educação (SE), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), abriu na noite desta quinta-feira, 23, a “10ª Mostra Professor Também faz Arte" e a “6ª Mostra Estudantil de Arte", em evento realizado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), com a presença do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, de professores, alunos e convidados. Os dois eventos são organizados pela Subsecretaria de Articulação das Políticas Educacionais, por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), e reúnem 253 produções artísticas e culturais de alunos e professores da rede pública de ensino.

A abertura foi feita pelo secretário de Educação, que iniciou sua fala parabenizando todos os docentes e estudantes que se envolveram e dedicaram seus tempos para produzirem trabalhos para as mostras: “Para nós, é um momento de grande orgulho chegar a este momento, que é resultado de uma política pública permanente da SE, demonstrando que as gestões nas quais as mostras foram realizadas deram e dão valor ao importante movimento artístico que reúne profissionais e alunos”.

Em seguida, a supervisora de Projetos de Arte, Cultura e Cidadania, Iêda Loureiro, destacou a celebração, com arte, do Mês do Professor, lembrando como isto é importante fora da escola e, por sua vez, como é indispensável o seu desenvolvimento dentro da instituição de ensino: “Este é o momento de comemorar a potência do trabalho coletivo”, disse a supervisora, parabenizando aos professores que dedicam-se a educar com arte, mantendo vivo este evento.

Após os pronunciamentos, o Coral da Funalfa, regido pela maestrina Helen Barra, professora do Colégio de Aplicação João XXIII, apresentou um repertório que encantou os presentes. E no momento em que os convidados partiram para a visita às exposições de artes visuais montadas nas galerias do CCBM, foram surpreendidos por uma intervenção musical do “Teatro Mágico”, com alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal Lions Centro, que apresentaram a música “Nosso Pequeno Castelo”, sob a coordenação da professora de teatro da instituição de ensino, Fernanda da Silveira Souza.

Indo para o segundo piso, outra surpresa. Alunos do nono ano da Escola Municipal (E.M.) Cosette de Alencar apresentaram o musical “Letrartes – Ressignificação: Um Olhar Atento”, sob a coordenação das professoras Helena Raquel Machado e Raquel Pinheiro.

Este ano, a “Mostra Professor Também faz Arte” terá uma apresentação especial nesta sexta-feira, 24, com exibição de dança, música e teatro, na Sala de Encenação Flávio Márcio, também no CCBM, das 18h30 às 21 horas. Entre 4 e 7 de novembro, alunos inscritos na “Mostra Estudantil de Arte” se apresentarão, alternadamente, das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas, no Centro Cultural Pró-Música, na Avenida Rio Branco, 2.329, Centro. Serão números de dança, música, teatro e vídeo, trabalhados especialmente para o evento. Até 9 de novembro, os trabalhos da “Mostra Professor Também faz Arte”, de artes visuais e literatura, estarão na Galeria Arlindo Daibert, no CCBM. No mesmo período, os trabalhos artísticos da Mostra Estudantil de Arte ficarão expostos nos espaços alternativos 1, 2 e 3, no mesmo local.

Os trabalhos de artes visuais ficam em exposição no CCBM de terça-feira a domingo, até 9 de novembro. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 9 às 21 horas, e nos finais de semana, das 10 às 21 horas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa