NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 23/10/2014 - 18:31

Alunos da E.M. Padre Wilson recebem autora de livros infantis para contação de histórias

A manhã desta quinta-feira, 23, foi de incentivo à leitura e contação de histórias para os alunos da E.M. Padre Wilson, localizada no Bairro Igrejinha. Por meio do projeto "Ler e Contar", a escola recebeu a escritora Marisélia Abreu para um bate-papo sobre suas obras literárias e a arte da escrita, além de ter um momento de troca de experiências com os alunos e sua produção textual.

Além de contar sua trajetória profissional, a autora narrou suas obras, como "Ora, Ora Bolas" e "Um Presente para o Galo José", para cerca de 40 alunos do terceiro ao quinto ano que estavam presentes. Os estudantes também apresentaram declamações de poesias e contaram releituras dos livros publicados por Marisélia, como "O Casamento do Galo José".

A professora Ângela Maria de Jesus, que coordena o projeto "Ler e Contar" da escola, afirma que "a ideia desse evento foi aproximar ainda mais os estudantes da literatura, através da contação de histórias. Convidamos a escritora para dar mais vivência à prática. Foi uma oportunidade que eles tiveram para mostrar o seu trabalho e as produções que eles realizam", destacou. Júlia Marques, 10, aluna do quarto ano na unidade de ensino conta o que achou da escritora e sobre a participação no momento literário. "Adorei participar. Estou no projeto "Ler e Contar" há dois anos e gosto de ler e escrever história. A Marisélia me ajudou muito com seus livros".

A escritora revelou seu encantamento com a postura dos alunos para contar histórias e declamar poesias. "Eles são muito bem preparados. Ficaram todos lindos. Meu objetivo foi cumprido, que era incentivar a leitura para essas crianças. Foi emocionante".

O projeto "Ler e Contar" estimula o contato próximo com a literatura, escrita e a contação de histórias. A E.M. Padre Wilson procura somar atividades lúdicas com a literatura, através de várias atividades programadas ao longo do ano. No primeiro semestre, houve edições do Café Literário, iniciativa que possibilitou aos alunos conhecer obras de diversos autores, entre eles, a escritora Roseni Kurányi, que escreveu “A Menina e a Árvore" e “Os Três Coelhos Com Uma Orelha Só”. Também receberam a exposição “Retratos Oitocentistas no Museu Mariano Procópio”, que integra o projeto “Museu vai à Escola”. No início do segundo semestre, 35 alunos realizaram a "Invasão Literária" na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) da localidade, contando história do escritor Monteiro Lobato.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa