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JUIZ DE FORA - 23/10/2014 - 16:14
SDS finaliza primeira etapa do projeto de busca ativa para inclusão de famílias no CadÚnico
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Transferência de Renda (DTR), finalizou nessa quarta-feira, 22, a primeira etapa do projeto de busca ativa “Alô Moradores, Cadastro Único Chama”. A última ação dessa primeira etapa ocorreu na Escola Municipal Professora Helena Antipoff, no Distrito de Rosário de Minas. No total, 32 famílias receberam atendimento, incluindo a realização de novos cadastros, atualizações cadastrais e encaminhamentos ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte Benfica, bem como à SDS.
O projeto tem como meta identificar, cadastrar e recadastrar famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O objetivo é, com isso, garantir o acesso das famílias mais vulneráveis de determinadas localidades aos programas e serviços socioassistenciais oferecidos.
Ao longo dessa primeira etapa, a iniciativa percorreu três territórios distintos. Nos dias 30 de setembro e 1°, 3 e 8 de outubro, as ações foram desenvolvidas na Associação Nova Aliança, no Bairro Benfica, com a realização apenas de novos cadastros no CadÚnico. Já no dia 16 de outubro, o projeto chegou ao Bairro Igrejinha, contabilizando 48 atendimentos na sede do programa “Agente do Amanhã”. Na quarta-feira, 18, foi a vez das famílias do Distrito de Rosário de Minas receberem a equipe do DTR.
“Mais uma vez, o trabalho intersetorial aponta a sua relevância. A articulação entre as políticas de assistência social, educação e saúde, dentre outras, é estratégia preponderante para o atendimento integral às famílias, em particular àquelas que vivenciam situações de maior vulnerabilidade nos âmbitos pessoal, familiar e social”, destacou a supervisora de Assistência e Auditoria de Beneficiários do DTR, Tânia Franklin.
A partir de agora, o “Alô Moradores” será expandido para outras regiões da cidade. A expectativa é de que, a partir de novembro, sejam formatadas novas ações para atender as famílias do território de abrangência do Cras Centro, que inclui, entre outras, regiões da zona rural, cujo acesso aos serviços socioassistenciais é mais restrito.
O CadÚnico
O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Através do CadÚnico, é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família; carteira do idoso; Curso Preparatório para Concursos (CPC); Minha Casa, Minha Vida; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Para mais informações, o telefone do Departamento de Transferência de Renda é o 3690-7071.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
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