NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 22/10/2014 - 19:16

Portal de Notícias PJF | Servidores da Atenção Primária participam de curso de capacitação para tratamento de tuberculose | SS - 22/10/2014
Nesta quarta-feira, 22, o Centro de Vigilância em Saúde promoveu mais um dia do curso de capacitação para os servidores da Atenção Primária à Saúde, sobre a tuberculose. A principal função da ação é passar as recomendações necessárias para o correto diagnóstico e tratamento desta doença, que é infecciosa e transmissível, tendo os pulmões como os órgãos mais atingidos.

A palestra sobre o tema foi ministrada pela médica do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Sônia Rodrigues, que falou sobre a incidência da doença no país e no mundo, e como ela atinge a população. Segundo ela, cerca de 22 países, inclusive o Brasil, são responsáveis pela tuberculose em todo o globo. Sônia ainda apresentou aos alunos algumas estimativas do coeficiente de incidência da doença.

A médica reforçou a importância de identificar a tuberculose ainda no setor da Atenção Primária, e enfatizou as estratégias para o diagnóstico precoce, como buscar o ativo sintomático respiratório, que é uma atividade para identificar os casos bacilífero, ou sejam, as tuberculoses pulmonar e laríngea.

“Tudo isso serve para começar o diagnóstico o mais cedo possível, mas sem a adesão do paciente não existe tratamento”, explicou Sônia, sobre o fato de que muitas vezes as pessoas deixam o tratamento no meio do caminho. Ela comentou ainda que o “acolhimento é uma relação entre profissional e paciente”, e que “informação adequada reduz o abandono do tratamento”. Após a as explicações, a apresentação de alguns exemplos de pacientes atendidos na própria unidade e explicações sobre a utilização dos instrumentos para identificação da doença, os servidores também puderam participar, tirando suas dúvidas.

O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, destacou que a ação ajudará aos profissionais da Atenção Primária à Saúde a lidar com pacientes diagnosticados com tuberculose: "Estes servidores estarão qualificados para intervir de maneira preventiva e fortalecer o tratamento desta doença".

Para a subsecretaria de Vigilância em Saúde, Magda Ferreira, este trabalho é uma troca de informações e contempla os profissionais que atendem diretamente aos pacientes. Sendo ainda, uma maneira de sensibilizar quem está em tratamento, não o deixando abandonar os procedimentos médicos. Além de ser um momento para atualização das informações referentes a doença. "Estamos capacitando quem trabalha na ponta. Estamos mostrando todos os manejos, os cuidados que devem ter e maneiras para ajudarem os pacientes a continuarem se tratando", ressaltou.

O curso de capacitação acontece até sexta-feira, 24, e é uma parceria das subsecretarias de Atenção Primária à Saúde (SSAPS) e Vigilância em Saúde (SSVS) da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Saúde pelo 3690-7123 e 3690-7389.

25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27