NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 21/10/2014 - 17:34

Centro de Convivência do Idoso promove ações com foco nos laços familiares

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promove duas atividades nesta semana que visam ao resgate das memórias e laços familiares. Na tarde desta terça-feira, 21, foi realizada mais uma edição do projeto “Livro Vivo”, com o tema “Lembranças da Minha Infância”. Já na quarta-feira, 22, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro se reúnem com os idosos para uma palestra sobre “O idoso e a família”. Todas as ações fazem parte do cronograma do CCI e têm como objetivo gerar a reflexão acerca de diferentes discussões trazidas pelos assistidos, desta vez sobre os vínculos da família.

O “Livro Vivo” é um projeto mensal, dirigido pelos educadores Marcelo Jardim e Emília Viveiros, que incentiva os hábitos da leitura através de obras que vão ao encontro de temas propostos em cada edição. Para o encontro deste mês, houve uma inversão dessa atividade com o projeto de “Contação de Histórias”, que desafiou os idosos a abrirem seu coração. “Pensamos em algo diferente esse mês. Ao invés da contação, em que nós seguimos uma leitura e fazemos um teatro para os idosos, propusemos que eles próprios contassem suas histórias de infância. Foram memórias engraçadas e lembranças felizes de família. Assim, invertemos os papéis por um dia e ouvimos suas recordações mais relevantes”, ressalta Marcelo.

Cerca de 40 idosos se dividiram entre plateia e “contadores” que, ao contrário das fictícias crônicas dos clássicos literários, tiveram a chance de presenciar histórias cheias de vida em cada relato.

Parceira com o Cras

O Cras Centro continua a reflexão sobre a importância da família nesta quarta-feira, 22, às 15 horas, como parte do projeto “Cidadania”, também desenvolvido no CCI. Mediando a conversa, a coordenadora da unidade, Flávia Pancini, abordará os serviços oferecidos pelo Cras para o fortalecimento de vínculos familiares dos idosos. Além disso, ela vai alertar sobre outras possibilidades de assistência social, como, por exemplo, matrículas atualizadas do Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), que oferecem vários benefícios. “Muitos deles procuram o Cras ou para fazer a carteirinha de viagem ou para ingressar em atividades do CCI. Queremos clarear o porquê do cadastro no Cras ser valorizado, visto que ele é a porta de entrada para várias ações socioassistenciais que referenciam o idoso”, resume Flávia.

A unidade

O CCI é um serviço da SDS, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática. O telefone de contato é o 3690-7365.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22