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NOTÍCIAS: PROCON
JUIZ DE FORA - 21/10/2014 - 14:27



Consumidores podem registrar reclamações e avaliar fornecedores via internet



A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça criou um portal para o consumidor que quiser registrar reclamações e avaliar fornecedores. A plataforma é uma solução alternativa para que sejam resolvidos conflitos de consumo, onde o comprador reclama, a empresa responde e todos monitoram.

De acordo com o superintendente do Procon/JF, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Nilson Ferreira Neto, a intenção é que os consumidores tenham mais praticidade em realizar as suas reclamações: “Além dos órgãos de defesa do consumidor não ficarem sobrecarregados, o diálogo direto com o fornecedor será facilitado, sem a necessidade de intermediação do órgão de defesa. Com isso, haverá mais harmonia nas relações de consumo”.

Para utilizar a plataforma o consumidor deve primeiramente verificar se a empresa, contra a qual quer reclamar, está cadastrada no sistema. Logo após, o consumidor registra sua reclamação no site e a partir daí inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final.

Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

O serviço já pode ser utilizado pelos consumidores de todo o país e alguns fornecedores já são parceiros do portal, como: Bradesco, Oi, SKY, Itaú, Amil, Avianca, Samsung, Brastemp, Caixa, Magazine Luiza, Tim, Vivo, Claro, Banco do Brasil, Ponto Frio e Casas Bahia, entre outros.

A iniciativa do Governo federal foi a de criar um canal alternativo, além dos Procons, para resolver os problemas dos consumidores e incentivar a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer queixas sobre serviços ou produtos, poderá procurar o Procon/JF, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro. A Agência funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.

* Informações com a Assessoria do Procon pelo 3690-8439.



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