NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 20/10/2014 - 18:21

Projeto “Rede Ativa” discute ações para a melhoria da qualidade do atendimento ao idoso

Uma parceria que visa discutir propostas e ações que melhorem o atendimento ao idoso em Juiz de Fora. Esse é o objetivo das reuniões do projeto “Rede Ativa”, desenvolvido pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul Ipiranga, ambos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Nesta segunda-feira, 20, foi realizada a segunda reunião do grupo, na sede do Cras Sul, onde novas ações a serem desempenhadas pelas unidades participantes em prol do atendimento de qualidade ao idoso foram levantadas.

O encontro teve ainda a presença de equipes de Saúde da Família das unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Ipiranga, Santa Efigênia e Santa Luzia, além de representantes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Comunidade, Cras Sul Ipiranga, Curumim Santa Luzia e de entidades e lideranças locais, como a Casa de Cultura Evaílton Vilela, o Lar Fabiano de Cristo e o Núcleo Estrela D’alva. A proposta é de que essas unidades tenham um trabalho articulado em conjunto, para melhorar o atendimento ao idoso em vários âmbitos, mesmo naquelas em que a terceira idade não seja o foco dos serviços. Ao participarem das reuniões, as equipes e os representantes podem propor e integrar ações relacionadas aos idosos, discutindo com as crianças questões como respeito à terceira idade, por exemplo.

A coordenadora do Cras Sul, Valéria Matt explicou que “o objetivo do programa é ativar essa rede de atendimento e fortalecer o trabalho descentralizado, discutindo metodologias e compartilhando experiências. É importante destacar que isso abrange diferentes áreas e tem caráter intergeracional”.

A responsável pelo CCI, Rosângela Bonoto, lembrou que as motivações para essas ações em conjunto com lideranças e grupos de bairro “começou com as profissionais do Serviço Social aqui da unidade, para que a rede que trabalha com os idosos, direta ou indiretamente, pudesse lidar com uma série de demandas desse grupo, com ações em conjunto, por isso mais fortes”. De acordo com ela, os bairros começaram, então, a se mobilizar para os encontros, que ainda estão no início do projeto. Com isso, o que já é feito em prol do idoso tem maior difusão e novas ideias se englobam nesse ambiente de troca e complementação.

Como resultado da “Rede Ativa”, algumas reivindicações dos idosos para palestras e discussões com profissionais de várias áreas já foram atendidas. A próxima reunião acontece em 26 de novembro, novamente nas dependências do Cras Sul Ipiranga.

As unidades

O CCI é um serviço da SDS, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que realiza ações visando garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática. O telefone de contato é o 3690-7365.

Já o Cras é a porta de entrada para os atendimentos de proteção básica. O Centro recebe e promove encaminhamentos para a proteção especial, além de prestar atendimento às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O Cras Sul Ipiranga fica localizado na Rua Bady Geara, 552 – Ipiranga.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314 ou com a Amac, pelo 3690-7945.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa