NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 17/10/2014 - 17:45

Prefeitura inaugura escola do Bairro Jardim Cachoeira

Portal de Notícias PJF | Prefeitura inaugura escola do Bairro Jardim Cachoeira | SE - 17/10/2014
JF MAIS EDUCAÇÃO - A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio das secretarias de Educação (SE) e de Obras (SO), inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 17, mais uma instituição de ensino da rede municipal: a Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, recentemente construída no Residencial Parque das Águas, localizado no Bairro Jardim Cachoeira. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores da região e conta com uma área construída de 1.781,6 metros quadrados, somando um investimento de aproximadamente R$ 3,4 milhões. A entrega oficial do estabelecimento contou com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, do secretário de Obras, Amaury Couri, do presidente da Câmara Municipal, Julio Carlos Gasparette, da presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Cachoeira, Fabiana Salmer, do líder comunitário do Residencial Parque das Águas, Luiz Carlos Barbosa (Pardal) e dentre outras autoridades.

A unidade de ensino, situada na Rua Maestro José Quirino, s/nº, já está funcionando parcialmente desde setembro, em atendimento a uma reivindicação da comunidade local. A princípio, estão funcionando duas turmas da educação infantil, de primeiro e segundo períodos, e uma do primeiro ano do ensino fundamental, totalizando 84 alunos. O atendimento está sendo feito por meio de transferência de outras escolas e de forma gradual, para que as crianças se adaptem aos novos espaços, ambientes e profissionais. Para evitar prejuízos aos alunos, um grande planejamento pedagógico está sendo realizado, de forma que o acolhimento das crianças seja feito com tranquilidade.

Durante a solenidade, o prefeito assinou o projeto de lei, que será enviado à Câmara Municipal, para oficializar a criação da escola, apesar de a instituição já estar funcionando parcialmente com a autorização do Ministério da Educação (MEC) e, ainda, de acordo com o parecer favorável para funcionamento emitido pelo Conselho Municipal de Educação (CME).

O prefeito Bruno Siqueira destacou que os investimentos continuam na região e, em breve, haverá a entrega da creche que está sendo erguida próximo à escola, cuja obra está bastante adiantada. Ele agradeceu ao titular da SE e a todos os funcionários da Pasta pelo esforço em prol da melhoria da qualidade da educação no município. “Iremos avançar muito nos próximos meses e anos, e as parcerias com os governos federal e estadual irão trazer ainda mais benefícios para a cidade. “Esta escola oferecerá maior qualidade de vida para as crianças e todos os moradores do Jardim Cachoeira e bairros vizinhos, garantindo um futuro melhor para os alunos”, afirmou Bruno.

Em sua fala, o secretário de Educação agradeceu o empenho do prefeito para entregar mais uma importante obra para a população de Juiz de Fora e a parceria fundamental firmada entre a SE e a SO. “Temos a certeza de que esta escola vai desempenhar seu papel social, pois, aqui, muitas vidas serão resgatadas e transformadas”, destacou Weverton, fazendo um apelo para que os moradores cuidem da escola como cuidam da própria casa, ajudando a preservar o patrimônio de todos.

A escola tem capacidade para atender até 300 alunos por turno, e a meta é matricular estudantes desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental. A instituição de ensino conta com 11 salas de aula, sala de reforço escolar, refeitório, cozinha, biblioteca, área de convivência e quadra poliesportiva, entre outras dependências, incluindo plataforma elevatória para garantir a acessibilidade. A unidade conta, ainda, com mobiliário completamente novo, adquirido recentemente.

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Cachoeira afirmou que a preocupação da PJF em promover acessibilidade na unidade de ensino foi o que mais chamou sua atenção. "Temos aqui cerca de 20 crianças com deficiência, e o elevador irá facilitar o acesso ao aprendizado. A escola está linda, é um sonho", alegra-se. Ela levou seu filho de 7 anos, Gustavo Victor Saumer, para conhecer a escola. "É bom que, desde pequeno, ele aprenda a valorizar a escola".

Observando atentamente a nova instituição de ensino, Yuri Severano, 14, estava satisfeito. "O refeitório é ótimo e espaçoso. As salas de aula são muito bonitas. Não estudo na escola, mas desejo que as crianças que estudarem aqui aproveitem tudo que ela oferece".

Morador do bairro e pai de aluna, Robson Fernando Prudêncio também elogiou: “A melhor coisa que já foi feita aqui depois que mudamos para cá foi esta escola. Minha filha de cinco anos adora estudar aqui”.

Quem foi Jovita de Montreuil Brandão

Jovita de Montreuil Brandão nasceu em 18 de dezembro de 1897, em Juiz de Fora. Estudou no Colégio Stella Matutina e no Instituto Machado Sobrinho, onde obteve o diploma de normalista. Em 1919, foi nomeada professora do Grupo Escolar José Rangel, um dos primeiros do Estado. Na década de 1930, fundou e dirigiu o Externato Santa Terezinha, escola primária que funcionava dentro do terreno de seus pais, na Avenida Rio Branco, próximo à Rua Mister Moore.

Sua primordial preocupação era o aluno: desenvolver a sua potencialidade, encorajá-lo e não só transmitir-lhe conhecimento, mas também dar-lhe informação. Jovita dedicou-se exclusivamente ao magistério por três décadas e, em 1997, ao completar cem anos, a Câmara Municipal concedeu-lhe o título de cidadã benemérita. Faleceu aos 106 anos em sua cidade natal.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos