NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 1/10/2014 - 17:50

Secretaria de Educação lança campanha “Faça uma criança feliz: doe um livro!”

Portal de Notícias PJF | Secretaria de Educação lança campanha “Faça uma criança feliz: doe um livro!” | SE - 1/10/2014
Para comemorar o “Mês das Crianças” de forma inovadora, e valorizando a importância da leitura entre os alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Associação Cavaleiros da Cultura, está promovendo uma campanha que visa à mobilização de toda a cidade para a arrecadação de livros, que serão distribuídos aos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental matriculados na rede municipal de ensino. Para aliar a brincadeira à aprendizagem, estimular a leitura, a SE está lançando a campanha “Faça uma criança feliz: doe um livro!”. A ação faz parte do projeto “Bem Comum”, da PJF.

A rede municipal de ensino possui mais de 40 mil estudantes e, por isso, a campanha pretende realizar parcerias com empresas para que pessoas jurídicas, além de pessoas físicas, contribuam para a ação social em prol das crianças e dos adolescentes. Outra opção apresentada é que as empresas mobilizem seus funcionários para que cada um contribua com um ou mais livros, que poderão ser levados para os postos de coleta que a SE disponibilizará pela cidade. É importante que sejam livros de literatura infantil ou infantojuvenil, novos ou usados, desde que estejam em boas condições.

A faixa etária do público beneficiado pela campanha “Faça uma criança feliz: doe um livro!” varia entre 3 e 15 anos. O secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, destaca que as crianças e os adolescentes que leem são alunos criativos e encontram caminhos com mais facilidade para alcançar sucesso nos estudos. “Os livros são portas para o conhecimento e para trabalhar a imaginação. São um presente muito significativo para os estudantes e suas famílias”, explica o secretário.

Ainda em outubro, os livros arrecadados serão entregues nas escolas municipais, pela SE e pelos Cavaleiros da Cultura, e distribuídos aos alunos, para que os levem para casa, podendo ser lidos também pelos seus familiares. “Uma educação de qualidade é responsabilidade de todos. Nossa intenção é fazer com que a família interaja com a criança na prática da leitura, fazendo desta ação um hábito rotineiro”, completa Weverton.

Seguem os endereços dos postos de coleta para a campanha:

- Espaço Cidadão Central: Avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Centro;

- Espaço Cidadão Sul: Rua Porto das Flores, 270, Santa Luzia;

- Espaço Cidadão Norte: Rua Inês Garcia, 357, Benfica;

- Espaço Cidadão Oeste: Avenida Presidente Costa e Silva, 1.800, São Pedro;

- Espaço Cidadão Nordeste: Rua Santa Terezinha, 172, Santa Terezinha.

- Secretaria de Educação: Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro.

Município Livre do Analfabetismo

A iniciativa da campanha “Faça uma criança feliz: doe um livro!” vai ao encontro do título enviado pelo Ministério da Educação (MEC, à Secretaria de Educação (SE), em maio deste ano, dando a Juiz de Fora o Selo de Município Livre do Analfabetismo, documento oficial do Governo federal, assinado pelo ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes. A certificação reconhece que a cidade de Juiz de Fora atingiu mais de 96% de alfabetização entre jovens e adultos. O título foi emitido a apenas 207 entre as 5,5 mil cidades brasileiras.

Em ofício, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do MEC, Macaé Maria Evaristo dos Santos, parabeniza o município pelo esforço realizado em prol da Educação, particularmente, de jovens e adultos.

JF é o segundo município de Minas com melhor índice de leitura

Uma pesquisa realizada pela Câmara Mineira do Livro (CML), em agosto de 2013, apontou Juiz de Fora como a segunda cidade de Minas Gerais que apresenta o melhor índice de leitura, com 8,14 livros lidos por pessoa, no ano em que o levantamento foi realizado. Ao todo, foram entrevistadas 1,1 mil pessoas em oito cidades mineiras de porte médio: Poços de Caldas, Divinópolis, Montes Claros, Teófilo Otoni, Uberlândia, Patos de Minas e Governador Valadares.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa