NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 23/9/2014 - 19:08

Portal de Notícias PJF | Cidadãos em situação de rua celebram a chegada da primavera com arte e passeio no Museu Mariano Procópio | SDS - 23/9/2014
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, na tarde desta terça-feira, 23, um passeio com cerca de 15 assistidos pelo Centro de Referência Especializado Para População em Situação de Rua (Centro Pop) e da Casa da Cidadania no parque do Museu Mariano Procópio. Além de uma visita pela área verde do local, os participantes puderam curtir o clima da primavera e realizar uma atividade de pintura em tela. Muitos visitaram o parque pela primeira vez.

A tarde de interação com a natureza e as artes faz parte da programação do Museu Mariano Procópio para a 8ª Primavera dos Museus. Elayne Melo, arte-educadora que coordenou a visita, ressalta a receptividade deste grupo, que costuma frequentar o museu para atividades lúdicas. “A ideia de incluir as pinturas em tela nas visitas saiu do último encontro deles aqui. São pessoas abertas a trabalhos artísticos, já comentaram outras vezes sobre o interesse por arte e isso nos abriu os olhos”.

A temática, em meio à beleza natural, não poderia ser diferente. “Pensamos que eles precisavam de um direcionamento para pintar. Queremos que os pássaros, galhos e folhas sejam uma inspiração. Com certeza, eles gostaram da tarde, todos pintaram e se divertiram com a gente”, completa Elayne.

Para estimular a pintura, com tintas e lápis, os atendidos fizeram um tour pela área verde do museu e conheceram as árvores centenárias, como a Sapucaia, além dos animais, entre eles, as tartarugas e os macacos. “A parte mais alta do parque fica toda colorida na primavera”, diz o guia Wellington Correa, mostrando as árvores que começavam a florescer.

Dayana Souza, educadora do Centro Pop, ressaltou a ansiedade do grupo para a visita : “Sempre incentivamos esse passeio, eles gostam muito e tentam se programar para a vinda”. Depois da caminhada e de um lanche, cada cidadão de rua pegou o seu pincel e começou a criar sua tela, aproveitando a sombra das árvores e o clima ameno. Cada visitante teve a chance de contribuir para o museu com um pouquinho da sua percepção, como o Anderson Silva, que decidiu pintar a estátua da princesa Isabel minutos depois de ver a obra de perto. “Preciso elaborar bem as cores, mas quero trabalhar, principalmente, no rosto e nos braços abertos dela. Ela era muito bonita”, observa.

Serviços para população em situação de rua

O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção na sociedade do cidadão em situação de rua, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. O centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia, e funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro.

Já a Casa da Cidadania realiza o acolhimento institucional destes cidadãos, que se encontram também em situação de alto risco e vulnerabilidade social. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, Bairro Jardim Esperança.

O cidadão pode ter acesso aos serviços por demanda espontânea, quando procura a unidade, ou através do serviço de abordagem, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690-7770.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo 3690-7945.

25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA