| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 22/9/2014 - 16:44



Atividades no Dia Internacional da Paz e Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência buscam uma sociedade mais justa



Portal de Notícias PJF | Atividades no Dia Internacional da Paz e Dia Nacional de Luta  das Pessoas com Deficiência buscam uma sociedade mais justa | SDS - 22/9/2014
Para marcar os dias Internacional da Paz e Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Praça Antônio Carlos reuniu, nesse domingo, 21, centenas de pessoas com um só objetivo: lutar por um mundo mais justo. Engajado pelo mote “Onde há paz, há respeito. Onde há respeito, há paz”, o evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do programa “JF+Vida”, recebeu uma série de atividades de cunho social para marcar as datas. A iniciativa também fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.

A ação teve início com uma caminhada pela paz, pela luta das pessoas com deficiência e por um trânsito mais seguro. Mais de 500 pessoas passaram pelas ruas Dr. Paulo de Frontin e Halfeld, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas e retornando à Praça. Na sequência, foram entregues homenagens aos embaixadores do Movimento Juiz de Fora pela Paz, da Associação de Atenção à Pessoa com Deficiência (Somar) Brasil e da Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset), proponentes do evento.

O secretário adjunto de Governo, Paulo Gutierrez, que representou o prefeito Bruno Siqueira, destacou a importância de celebrar as datas e lutar por uma sociedade mais igualitária: “Queremos fazer de Juiz de Fora uma cidade mais justa, com total acessibilidade. É preciso avançar tanto nessa área quanto também na busca pela paz”.

Paulo Gutierrez foi o responsável por colocar a faixa em Natan Vinícius Garcia, de 10 anos, eleito embaixador da paz de Juiz de Fora em 2014, e na aluna Yasmin Maia, 9, escolhida como a embaixatriz da paz. As crianças foram selecionadas após vencerem o concurso de redação “Nós queremos paz”, promovido pela Polícia Militar em parceria com o Movimento Juiz de Fora pela Paz.

“Queremos estimular a união entre pessoas de diferentes classes em prol de uma sociedade mais justa. A paz é consequência de um mundo mais acessível para as pessoas com deficiência e também da conscientização do respeito no trânsito”, ressaltou a líder do Movimento Juiz de Fora pela Paz, Laura Santos.

A programação contou com shows, recreação infantil, bênção ecumênica, apresentação da banda da Polícia Militar e de um coral de alunos. Também foram apresentados diversos serviços voltados para a pessoa com deficiência. “Essa luta que estamos marcando hoje é feita com a ajuda de todos. A Somar desenvolve um trabalho há quatro anos, realizando palestras, seminários, encontros e articulando com outros parceiros para promover um trabalho voltado às pessoas com deficiência. Estamos muito felizes por fazer parte desta iniciativa que fortalece a nossa cidadania”, destacou a presidente da Somar Brasil, Thaís Altomar.

Durante o dia, foram oferecidas, ainda, diversas atividades voltadas para a conscientização no trânsito. “O trânsito faz parte das nossas vidas e todos nós somos responsáveis por ele. Durante essa semana, estamos conscientizando as pessoas e proporcionando momentos de reflexão sobre esse cenário.

Queremos mostrar que, se todos nós respeitarmos a sinalização, seja como pedestre ou como condutor, com certeza não teremos números tão ruins em relação aos acidentes do trânsito”, apontou a presidente da Comset, Cláudia Ferreira.

A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participaram do evento representantes da Economia Popular Solidária, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora (Apae), da Astransp, do Bahamas, entre outros.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.



 IMPRIMIR 
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
24/4/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Profa. Marlene Barros criam podcast de entrevistas
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2