NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 19/9/2014 - 16:58

2ª Semana Paralímpica: atletismo encerra atividades com mais de cem competidores

Portal de Notícias PJF | 2ª Semana Paralímpica: atletismo encerra  atividades com mais de cem competidores | SEL - 19/9/2014
Um show de superação e alegria. Quem esteve na pista de atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora na manhã desta sexta-feira, 19, encantou-se com atuação dos atletas com deficiência nas provas de atletismo, que encerraram a 2ª Semana Paralímpica de 2014, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer. Mais de cem atletas participaram de diversas provas, muitos deles contando com a torcida de parentes e amigos. “Não existe premiação maior do que a que recebemos ao ver um sorriso estampado no rosto destes atletas paralímpicos durante e ao final de cada prova. Muitos que estiveram aqui participaram pela primeira vez, e torcemos para que a Semana paralímpica seja um fator motivacional para que eles comecem a praticar um esporte a partir de agora”, comemora o secretário Francisco Canalli.

Sandy Cristina Pereira dos Reis, 13 anos, é deficiente intelectual e participou pela primeira vez do salto em distância. “ Achei que não ia conseguir, mas eu nem pisei na linha vermelha. Vou pedir pra minha mãe pra eu começar a treinar”, comemorou , empolgada. “Eventos como este são muito importantes para nós, deficientes. Nos incentiva a praticar um esporte, a testar nossos limites, a provar pra nós mesmos que somos capazes”, parabeniza o atleta com deficiência visual, Adelson José de Almeida, 35 anos, que disputou o arremesso de peso.

“ Sou do Rio de janeiro e vim para Juiz de Fora há alguns meses. No Rio, eles são muito organizados quando o assunto é política para o atendimento deficientes visuais, físicos e auditivos. Mas eu tinha dificuldades de atendimento para milha filha, Fernanda, 13, que é deficiente intelectual. Aqui em Juiz de Fora a Prefeitura está de parabéns. A Fernanda participou da caminhada aqui na pista de atletismo e adorou. Acho muito importante esse tipo de atividade, porque ajuda no desenvolvimento dela, propicia a interação com outras pessoas, mostra para ela que é capaz de superar obstáculos no esporte e na vida”, afirma Vânia Gonçalves, 41.

Os atletas participaram de provas de cem metros de caminhada, 30 metros cadeirantes e muleta, cem e 400 metros rasos, 1.500 metros, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de pelota.

Treinos de atletismo

O JF Paralímpico oferece aulas gratuitas de atletismo para deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais. As aulas são ministradas às segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 10 horas e das 14h30 às 16h30 na pista do Sport Club JF ( Avenida Rio Branco, 1.303 – Centro, próximo ao Mergulhão) e às sextas-feiras, das 8 às 10 horas, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Basta que o interessado ou seu responsável compareça à Secretaria de Esporte e Lazer, onde será realizado um cadastro e a indicação para a modalidade mais adequada à sua deficiência. A pessoa receberá encaminhamento para o início das atividades e passará a integrar o programa. É indispensável a apresentação da carteira de identidade do participante e, no caso de menores de idade, é obrigatório o acompanhamento de um responsável.

A Secretaria de Esporte e Lazer fica na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha, e o horário de atendimento é de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

JF Paralímpico

O “Programa JF Paralímpico” é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla. São oferecidas modalidades esportivas criadas especificamente para deficientes, como goalbaal, ou adaptadas: atletismo, bocha, futebol, natação e tênis de mesa.
Informações sobre o JF paralímpico podem ser obtidas no departamento de Lazer e Atividade Física pelo telefone 3690-7853.

* Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-7829.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024