| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 17/9/2014 - 18:28



Solenidade marca um ano do reordenamento do serviço de acolhimento institucional no município



Portal de Notícias PJF | Solenidade marca um ano do reordenamento do serviço de acolhimento institucional no município | SDS - 17/9/2014
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), juntamente com a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), e em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou, na manhã desta quarta-feira, 17, o primeiro de uma série de eventos para marcar um ano do reordenamento do serviço de acolhimento institucional no município. A solenidade aconteceu no auditório do Banco do Brasil (Rua Halfeld, 770 – Centro) e contou com a participação de cerca de cem pessoas.

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, enfatizou o compromisso da atual gestão com o serviço de acolhimento institucional e os ganhos obtidos com o reordenamento. “Uma das nossas primeiras ações ao assumir a Secretaria foi dar luz à situação do acolhimento institucional. Após o reordenamento, tivemos progressos significativos. Hoje, por exemplo, 68% das famílias dos acolhidos estão em acompanhamento pelo serviço, número bastante superior ao que encontramos quando assumimos (a gestão). Sabemos que a medida de acolhimento deve ser provisória e excepcional mas, mesmo assim, vemos que a demanda é crescente. Justamente por isso, é necessário que tenhamos um serviço de qualidade, que possa acolher essas crianças e adolescentes e dar a elas todo o apoio necessário”, afirmou.

“Acredito muito que podemos dar ao outro, para que ele possa florescer e se desenvolver. E o trabalho desenvolvido através do serviço de acolhimento prova isso. Parabenizo a todos que se envolvem e se comprometem com o trabalho do desenvolvimento e da promoção social”, destacou o vereador Jucélio Maria, presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal.

Durante o evento, foi promovida a palestra “Violência Doméstica – Mitos e Realidades”. A atividade foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rosana Morgado, pós-doutora em Ciências Sociais, que falou sobre os reflexos da violência doméstica no desenvolvimento da criança e do adolescente no país. Durante a explanação, Rosana identificou mitos, como a culpabilização da criança e do adolescente pelas agressões dentro do âmbito familiar e a atribuição da violência doméstica ao uso de drogas. A especialista também destacou pontos como o aumento no número de denúncias de casos de violência no país e a importância de se qualificar os profissionais da rede de proteção.

A solenidade também marcou o início do trabalho de qualificação dos profissionais que atuam nas casas de acolhimento (Estância Juvenil, Vivendas do Futuro e Lar de Laura). As três casas são geridas pela SDS, com trabalhos executados pela Amac. O processo de qualificação dos profissionais será feito em parceria com a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e terá duração de dois anos. “Esse projeto está relacionado com o compromisso que temos assumido ao longo da nossa trajetória. Para nós, a possibilidade de trabalhar com esse serviço significa conseguir uma interlocução e um diálogo próximo com a realidade vivenciada pelos profissionais e usuários do acolhimento institucional”, apontou a vice-diretora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Alexandra Eiras.


Outras comemorações

Além da palestra, outras ações serão realizadas para marcar a data. Nesta quinta-feira, 18, será feito um culto ecumênico para os acolhidos e suas respectivas famílias, além dos profissionais que trabalham nas casas. A atividade acontece no auditório da Casa da Cultura, às 17 horas.

No sábado, 20, será promovido um “dia de lazer”, com piquenique, jogos e oficinas lúdicas para os acolhidos, na UFJF, das 13 às 17 horas. Por fim, no dia 26, será realizado um coquetel comemorativo, na sede do Sport Clube Juiz de Fora, às 20 horas, para todos os funcionários das casas de acolhimento.


Histórico

Anunciado em 11 de março de 2013, o plano de providências para a situação do acolhimento institucional na cidade foi colocado em prática a partir de agosto do mesmo ano. Entre as medidas adotadas pelo novo modelo, estava o remanejamento das crianças para três novos imóveis, concluindo o fechamento das casas Aberta e Lumiar. As novas unidades ganharam os nomes de Lar de Laura, Estância Juvenil e Vivendas do Futuro. Em cada casa, foram acolhidos pequenos grupos de crianças e adolescentes, que receberam medidas de proteção por motivos de falecimento de genitores, abandono, mendicância e maus-tratos, entre outros.

“O sucesso desse reordenamento, com certeza, é fruto desta parceria entre a SDS e a Amac. E o sucesso desse trabalho também está presente, especialmente, nesta equipe que executa muito bem o serviço, cuidando das casas, do convívio e dos conflitos. Recebemos essas crianças e adolescentes com comportamentos diferentes, reações diferentes e, ainda sim, esses profissionais conseguem gerar resultados extraordinários”, ressaltou o diretor-presidente da Amac, João Batista da Silva.

O primeiro passo para a readequação do serviço de acolhimento institucional foi a adequação do espaço físico e do número máximo de crianças e adolescentes por abrigo, no intuito de oferecer um atendimento personalizado aos assistidos. A qualificação da equipe técnica é o segundo passo de fortalecimento deste serviço. Ao término desta capacitação, será realizado um simpósio sobre o tema. A parceria ainda prevê a confecção de um livro sobre todo o trabalho prático e teórico desenvolvido neste período.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314 ou com a Amac, pelo 3690-7945.



 IMPRIMIR 
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
24/4/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Profa. Marlene Barros criam podcast de entrevistas
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2