NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 16/9/2014 - 17:49

Portal de Notícias PJF | Curumim – Unidades implementam projeto de xadrez voltado para o desenvolvimento das habilidades sociais | SDS - 16/9/2014
Já começou a ser implantado, nas oito unidades do Curumim, o projeto de xadrez desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). O objetivo da iniciativa é inserir, através do jogo de tabuleiro, novos métodos socioeducativos nas unidades gerenciadas pela Pasta. Focado em aulas lúdicas, jogos preparatórios e ensino das técnicas de jogo, a ideia é possibilitar o desenvolvimento de habilidades sociais aos educandos. Além dos Curumins, as atividades também vão ser implementadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Casa do Pequeno Artista e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Comunidade.

Antes de dar início ao projeto, os educadores envolvidos realizaram, em três módulos, o curso “Ensino do Xadrez Básico”, na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). A capacitação foi ministrada pelo supervisor dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SDS, Leandro Barros Ribeiro. De acordo com Leandro, cada educador foi preparado para planejar as atividades de acordo com a faixa etária dos usuários. “Eles têm o desafio de conquistar adeptos da modalidade, utilizando as atividades lúdicas e divertidas que foram apresentadas, mostrando para as crianças e adolescentes que, com interesse e dedicação, todos podem jogar”, explica.

O educador Paulo Ferreira da Rocha, responsável pela aplicação das atividades no Curumim São Pedro, diz que o interesse das crianças e adolescentes foi intenso. “Aos mais novos, na faixa etária entre 7 e 9 anos, começamos a explicar os fundamentos do jogo, apresentar as peças e o tabuleiro. Já entre aqueles de 10 a 13 anos, que já tinham uma certa dose de conhecimento, introduzimos as regras e os movimentos, pois eles já demonstram interesse em iniciar as disputas”.

Com uma experiência no ensino do xadrez de cerca de dez anos, Paulo afirma que os benefícios vão além do desenvolvimento de habilidades restritas ao esporte. “O xadrez prepara o jogador para lidar com situações de perda e ganho, mas também apura a concentração, a tranquilidade e as noções de respeito”, completa.

O xadrez aliado ao crescimento pessoal

Através do jogo de tabuleiro, é possível oferecer um percurso de desenvolvimento pessoal e social para os usuários das unidades, que serão estimulados pelos educadores. Dentre as habilidades, estão: assertividade, capacidade de fazer amizades, empatia e civilidade, busca de solução para problemas interpessoais e acadêmicos, além de autocontrole e expressividade emocional.

Até novembro, crianças, adolescentes, jovens e idosos terão aulas e atividades preparatórias. Em dezembro, após cerca de dois meses de prática, participarão de um torneio de xadrez realizado entre os usuários das unidades socioassistenciais.

Os serviços

Os Curumins atendem crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos. Os educandos frequentam os núcleos no contraturno escolar, recebendo apoio psicopedagógico e participando de atividades esportivas, recreativas, culturais e artísticas. O município conta com oito unidades do projeto, localizadas nos bairros Bonfim, Vila Esperança, São Benedito, São Pedro, Santa Luzia, Jóquei Clube, Benfica e Vila Olavo Costa. O serviço é executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.

18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades