NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 16/9/2014 - 16:28

Começam as competições da 2ª Semana Paralímpica

Portal de Notícias PJF | Começam as competições da 2ª Semana Paralímpica | SEL - 16/9/2014
A piscina do Sport Club Juiz de Fora será palco, na tarde desta terça-feira, 16, da competição de natação da 2ª Semana Paralímpica 2014, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer, através do programa JF Paralímpico. Cerca de 31 atletas com deficiência, de escolas e instituições da cidade, participarão das provas de 25 e 50 metros nado livre, peito, costas e borboleta, 4 x 25 livre misto, além de provas de pernada para atletas iniciantes nos 25 livre e costas. Participam pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e/ou visual ou múltipla.

A Semana Paralímpica teve início nessa segunda-feira, com abertura solene no ginásio de Secretaria de Esporte e Lazer e disputa do futebol paralímpico. “É muito importante ter um evento desse nível em Juiz de Fora. Nós, da Secretaria de Esporte e Lazer, trabalhamos muito para que competições como esta sempre aconteçam na nossa cidade. Estamos trabalhando ainda mais para aumentar o nível da Semana Paralímpica. É muito gratificante ver que um trabalho deu certo. Tomara que, com o nosso empenho e o dos atletas, possamos revelar nomes para o esporte estadual, federal e porque não, mundial”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli. A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Júlio Gasparette, e do presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Harisson Nassar.

O futebol paralímpico foi a primeira modalidade da 2ª Semana Paralímpica e reuniu 13 atletas em duas equipes, uma do programa JF Paralímpico e outra da Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães-Caic, que terminaram a partida empatadas em 4 a 4. Amanhã, 17, serão realizadas competições de bocha adaptada, agendadas para as 14h30, no ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer. Confira a programação.

Desde 2013, duas semanas paralímpicas são realizadas durante o ano, uma no mês de aniversário da cidade e outra em setembro, próximo às comemorações do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Atividades frequentes

A Secretaria de Esporte e Lazer, através do Programa JF Paralímpico, oferece aulas gratuitas de natação no Sport Club Juiz de Fora. Para os iniciantes, as aulas são às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas, e as aulas de aprendizagem e treinamento para competições de atletas paralímpicos acontecem às segundas, quartas e sextas feiras, das 14 horas às 16h30.
Já as aulas de futebol paralímpico são realizadas na quadra da Polícia Civil, em Santa Terezinha, às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11 horas e das 15 horas às 17h10.

JF Paralímpico

O “Programa JF Paralímpico” é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla. “Não é preciso conhecer o esporte, porque são oferecidas atividades tanto de iniciação esportiva quanto de treinamento de equipes. Quem participa nos relata uma enorme melhoria na qualidade de vida destes deficientes e na relação deles com a família. Por isso, fica aberto o convite a todas as famílias de pessoas com deficiência para vir conhecer de perto o JF Paralímpico”, convida o chefe do Departamento de Lazer e Atividade Física, Abemar Thadeu Herdy. São oferecidas modalidades esportivas criadas especificamente para deficientes, como goalbaal, ou adaptadas: atletismo, bocha, futebol, natação e tênis de mesa.

Informações sobre o JF paralímpico podem ser obtidas no departamento de Lazer e Atividade Física, pelo telefone 3690-7853.

* Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-7829.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024