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JUIZ DE FORA - 2/9/2014 - 18:47
Procon/JF divulga as dez empresas mais reclamadas em agosto
Com base nos dados registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou em agosto 2.610 atendimentos, média de 126 consumidores atendidos diariamente no órgão. Foram enviadas 1.285 cartas de Investigação Preliminar (CIP) e realizadas 676 audiências de conciliação. Além disso, o Departamento de Práticas Infrativas (DAPI) instaurou 184 processos.
Com relação aos setores, em agosto, serviços essenciais lideraram o ranking, com 618 reclamações. Em segundo lugar, assuntos financeiros, com 609 queixas. Em terceiro, o setor de produtos, com 471 problemas. Ainda de acordo com os registros do Sindec, a empresa Telemar Norte e Leste S/A (Oi Móvel, Oi Fixo, Oi Internet e Oi TV) liderou o ranking, com 20,41% do total de atendimentos. Depois, Via Varejo S/A (Casas Bahia e Ponto Frio), com 4,48%, e, em terceiro lugar, o Bradesco S/A, com 3% dos atendimentos.
Entre as empresas mais reclamadas, a Telemar Norte e Leste S/A (Oi Velox, Oi Fixo, Oi TV) outra vez liderou o ranking das empresas mais reclamadas no Procon/JF. Dos 2.610 atendimentos realizados no mês, 483 foram direcionados à empresa, que é líder desde o ano de 2006. Em oito anos, a Oi contabilizou mais de 30 mil reclamações, o que representa um total de 15% de todos os atendimentos feitos pelo órgão.
De acordo com o superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, mesmo com as multas aplicadas, representações encaminhadas ao Ministério Público (Controladoria de Defesa do Consumidor), a Oi é a empresa que ainda mais impacta os serviços do Procon de Juiz de Fora. “Problemas que há muito tempo deveriam ter sido superados continuam persistindo, como cobranças indevidas, descumprimento de ofertas, venda indiscriminada do Velox, sem contrapartida de instalação, além da demora na realização da portabilidade e na mudança de endereço do telefone fixo do cliente. Sem falar nos problemas de sinal do telefone móvel e da banda larga. Tudo isso demonstra que a empresa não está trabalhando adequadamente, não há a qualidade necessária ou a esperada pelo consumidor juiz-forano”, afirmou Nilson.
Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar o Procon/JF, na Avenida Itamar Franco, 992, Centro. A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.
Confira a lista com as dez empresas mais reclamadas em agosto de 2014 no anexo.
*Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690- 8439.
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