| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: PREFEITO
JUIZ DE FORA - 1/9/2014 - 18:18

Capacitação inédita – Defesa Civil forma 105 agentes voluntários

Portal de Notícias PJF | Capacitação inédita – Defesa Civil forma 105 agentes voluntários | PREFEITO - 1/9/2014
Na tarde desta segunda-feira, 1º, o prefeito Bruno Siqueira entregou os certificados de agentes voluntários de defesa civil para 105 pessoas de 64 bairros de Juiz de Fora. A solenidade marcou a formatura dos novos agentes, fato inédito na história da cidade. Pela primeira vez, formam-se agentes voluntários devidamente capacitados.

Bruno Siqueira destacou a importância da capacitação: "Esse trabalho é fundamental para a Defesa Civil ter uma maior penetração nos bairros. Os novos agentes vão dar apoio, sobretudo no período de chuvas. Todos nós temos que ficar atentos ao que está acontecendo ao redor. Por exemplo, se um vizinho escavar o terreno irregularmente, pode colocar em risco a própria casa e as da vizinhança".

Também compuseram a mesa, o secretário de Obras, Amaury Couri; a consultora de desastres naturais e projetos pluviômetros nas comunidades da Unesco, Uiara Maria da Silva; o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti; o presidente da Unijuf, Geraldo Magela de Paiva; o tenente do 4º BBM, Moisés Honório Vieira; e a promotora pública do meio ambiente, patrimônio histórico e habitação, Kelma Marsenal Pinto.

O curso de capacitação básica aconteceu em quatro módulos. Ao todo, foram três turmas, com 105 alunos, de 64 bairros. A expectativa da Defesa Civil é que, até o ano que vem, todos os bairros tenham agentes voluntários. "Nós passamos conhecimento através da capacitação e tratamos todas as esferas da Defesa Civil. Gostaria de agradecer aos voluntários, pois conseguimos passar para eles tudo que precisava, destacando a importância desse trabalho", acrescenta Deotti.

Representando todos os formandos, Carlos Alberto de Paula, morador do bairro Cascatinha, discursou, contando como surgiu o interesse e sobre a satisfação de poder ajudar a cidade: "Na conferência intermunicipal, que aconteceu na UFJF, promovida pela Defesa Civil, fomos convidados para a capacitação, que foi de grande valia, abrindo nossa visão e nos dando um maior comprometimento da comunidade com o poder público e vice-versa. Nós somos multiplicadores para a prevenção. Hoje é um dia marcante para todos nós".

Cristina Ribeiro é moradora de Igrejinha e também estava entre os formandos. Ela ressaltou que o trabalho conjunto entre comunidade e Defesa Civil é muito importante. Para ela, o fundamental é a prevenção, ainda mais por morar numa região que foi uma das mais afetadas nas chuvas do último verão. "Gostei da proposta de nós observarmos o entorno para evitar as catástrofes e de ajudarmos a longo prazo no plano de contingência. Com nosso trabalho, é possível prevenir acidentes e evitá-los. Por exemplo, deslizamento de taludes, que podemos monitorar e informar à Defesa Civil. Coisa que eu desconhecia. Para mim é ótimo ser agente", comemorou.

Uiara Maria, consultora da Unesco, ressaltou sua felicidade de ver tanta gente interessada em ser voluntário: "Estou chegando do Pará e estou muito feliz em estar partilhando este momento. Estive aqui em uma das capacitações da Defesa Civil e encontrei um trabalho muito bom e receptivo".

Quem tiver interesse em ser um agente voluntário de Defesa Civil deve entrar em contato através do telefone 3690-7564.

* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

4/3/2024 - SG
Rua de Brincar leva alegria e diversão para o bairro Três Moinhos
4/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19