NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 29/8/2014 - 18:23

Portal de Notícias PJF | "Gestão para Resultados na Educação" – Secretaria promove oficina para servidores e diretores escolares | SE - 29/8/2014
Na manhã desta sexta-feira, 29, cerca de 70 servidores da Secretaria de Educação (SE) e diretores de escolas da rede municipal de ensino participaram da oficina "Gestão para Resultados na Educação", ministrada pela autora do livro homônimo e sócia da Falconi Consultores de Resultado, Izabela Lanna Muruci. A iniciativa, do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, teve o objetivo de reforçar o Programa Metas e Resultados, implementado este ano pelo titular da Pasta, envolvendo todos os departamentos, assessorias e supervisões da SE. O prefeito Bruno Siqueira foi até o auditório da Prefeitura, onde estava acontecendo a oficina, para dar as boas-vindas à equipe da SE e incentivar os trabalhos a serem realizados a partir das novas concepções apresentadas.

Izabela apresentou o método de gestão eficiente conhecido como "PDCA", que consiste em alcançar os resultados esperados em função dos desafios encontrados em escolas, relacionados ao trabalho pedagógico realizado com os alunos. O "PDCA" é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e resultando em menor probabilidade de erros nas análises, ao tornar as informações mais entendíveis. O "PDCA" constitui-se das seguintes etapas: planejar, atuar, verificar e executar.

Em sua apresentação, a palestrante destacou que o sucesso de projetos depende da sinergia de três fatores: liderança, conhecimento gerencial e conhecimento técnico. Ela destacou que o método "PDCA" promove a participação de todas as pessoas da organização em seu efetivo gerenciamento, com o entendimento do papel de cada um no grupo. Além disso, também foi apresentado o plano "5W2H", uma ferramenta para organizar as ações propostas para atingir as metas traçadas.

O secretário de Educação reforçou as iniciativas que a SE já tem adotado para colocar em prática a "Gestão para Resultados". "Avaliações diagnósticas internas são muito importantes para que seja efetuada a intervenção pedagógica nas escolas, com o acompanhamento da SE, a partir do Comitê de Acompanhamento e Suporte Pedagógico (Comape), concebido pela atual gestão. Foi criada a Supervisão de Desenvolvimento do Ensino e Avaliação Escolar e está sendo criando um plano de ação pedagógica que vai ao encontro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB)". Weverton destacou, ainda, que "os desafios são muitos, mas passos importantes estão sendo dados. É necessário que nossa equipe esteja focada nos resultados, a rotina não pode ocupar todo o tempo do trabalho diário".

A realização da oficina foi elogiada pelos participantes. A coordenadora pedagógica efetiva da rede municipal, que está fazendo parte da equipe da SE, integrando o Comape, Ana Paula Lenz e Silva, disse que o assunto apresentado na oficina está em total sintonia com o que a SE, o Comitê e as coordenações pedagógicas das escolas estão fazendo. Estamos direcionando a criação de um plano de ação pedagógica diante dos diagnósticos realizados pelo Comape.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

16/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades
16/4/2024 - FUNALFA
Espetáculo “Fuxico” estreia temporada no Teatro Paschoal, nesta quinta, 18