NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 29/8/2014 - 17:27

PJF articula estratégias para o desenvolvimento do turismo de negócios na cidade

JF MAIS TURISMO - Em reunião na quinta-feira, 28, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) analisou e propôs melhorias para o desenvolvimento do turismo de negócios em Juiz de Fora. Esta iniciativa surgiu através da participação da presidente do Comtur e assessora de articulação e estratégias do turismo da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Danielle Feyo, o gerente do Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas e Microempresas (Sebrae MG), João Roberto Lobo, o Juiz de Fora Convention Bureau e empresários do setor de eventos no encontro “Missão Técnica: Turismo de Negócios e Eventos”, na capital da Paraíba, João Pessoa.

Durante a visita técnica foi percebido que João Pessoa possui um foco bem definido em relação aos tipos de eventos, destacando-se a importância da gestão compartilhada e do aspecto de cooperação entre as entidades e o poder público, nos âmbitos municipal e estadual, em prol da fomentação da atividade que transforma a capital paraibana em uma das referencias no desenvolvimento do turismo de negócios no país.

Em Juiz de Fora é imprescindível a definição de um foco que auxilie na captação de novos eventos para a cidade. Desta maneira, percebe-se como vantagem competitiva trabalhar a inserção do município no mercado de eventos técnico-científicos regionais, estaduais e nacionais, de pequeno e médio portes. Além disso, é importante incentivar a prática de ações conjuntas, através de encontros periódicos.

A presidente do Comtur JF ressaltou que existe um trabalho atuante em João Pessoa, formado pelo mercado, entidades e políticas públicas, que possuem um posicionamento claro, estratégias bem definidas, prudência e envolvimento recíproco. Desta maneira, as entidades trabalham em cumplicidade e superam as diferenças pelo fortalecimento de um mesmo objetivo.

De acordo com Danielle, em Juiz de Fora existem muitas ações acontecendo: “Com o envolvimento e a articulação dos setores público e privado, Juiz de Fora pode se fortalecer ainda mais no segmento de eventos e negócios. É no Conselho Municipal de Turismo (Comtur JF) que entidades se encontram para pensar, propor e planejar o turismo de forma integrada. São 28 setores que, funcionando como uma engrenagem, trabalhando por um só objetivo, farão da cidade destino de referência e excelência no cenário nacional”.

Gustavo Magalhães, analista do Sebrae MG, destacou a importância deste processo, que resultará na criação de um seminário de turismo, primeira etapa para um trabalho mais amplo e conjunto entre o Comtur, o Sebrae e demais parceiros: “É uma forma de colocar o turismo de negócios em pauta na busca da melhoria da economia da cidade. Além disso, promove a discussão sobre as funções e posicionamentos estratégicos de cada envolvido para alavancar o setor”.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Sdeer, pelo telefone 3690-8341.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais