NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 28/8/2014 - 18:06

Dia Nacional de Combate ao Fumo - Secretaria de Saúde promove ação de conscientização sobre os males causados pelo tabagismo

Na semana em que se marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Saúde (SS), reforça a importância da conscientização sobre os males causados pelo tabagismo, principal causa de doenças e mortes evitáveis no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estima-se que, somente no Brasil, cerca de 130 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças causadas pelo hábito de fumar. Em Juiz de Fora, só no ano passado, das 103 mortes registradas por câncer de pulmão, 93 foram atribuídas ao tabagismo. Em 2010, dos 80 óbitos registrados pela mesma patologia, 72 foram atribuídas ao tabaco.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Laerte Barbosa, os números alarmantes revelam que, apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecer tratamento gratuito, há muito que se fazer para conscientizar a população sobre este problema de saúde pública.

Em Juiz de Fora, atualmente, 30 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) disponibilizam ao fumante que deseja abandonar o vício o tratamento e acompanhamento especializado, com supervisão do Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) e o apoio de uma equipe multidisciplinar para executar atendimento, acompanhamento e apoio aos dependentes de tabaco que têm interesse em abandonar o vício. Em 2006, apenas duas Uaps disponibilizavam este tipo de serviço à população.

Em Juiz de Fora, dos 918 pacientes atendidos em 2013, 668 participaram da sessão do tratamento; sendo que, deste total, 505 deixaram de fumar. Ou seja, 55,07% dos que procuraram atendimento conseguiram abandonar o fumo.

Segundo a assistente social e uma das responsáveis pelo Secoptt, Sandra Tolomelli, ao parar de fumar, os benefícios são imediatos: “Nestes pacientes ocorrem melhorias relacionadas ao aumento da capacidade física, do gosto pelos alimentos, do olfato e redução dos riscos cardiovasculares e respiratórios. Pode ser observado, ainda, o aumento da expectativa de vida e a economia por não comprar cigarro, além de representar um grande exemplo para amigos e familiares, em especial filhos e netos”.

Para lembrar a data e ampliar o nível de conscientização da população, acontece nesta sexta-feira, 29, na Praça da Estação, das 9 às 16 horas, a campanha “Troque seu Cigarro por Uma Vida Mais Saudável”. A iniciativa
vai mobilizar a população sobre a importância da conscientização sobre os males causados pelo tabaco.

Em uma tenda montada na área central da cidade, todo cidadão que quiser parar de fumar poderá encontrar informações, orientações e dicas sobre como dar início ao tratamento. Como forma de estímulo, para cada maço de cigarro entregue aos profissionais, uma sacola com algumas frutas e orientações será entregue.

Lei federal para garantir acesso ao tratamento

Segundo Sandra, a data de 29 de agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criada em 1986, através da Lei Federal nº 7.488, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O acesso aos serviços de atendimento aos dependentes do tabaco e que possuem interesse em realizar tratamento de desintoxicação, conforme portaria 571/2013 do Ministério da Saúde (MS), que regulamenta o tratamento do tabagismo por intermédio do SUS, deve ser executado, prioritariamente, por intermédio da Atenção Primária, e ocorre nas Uaps. Os interessados em deixar de fumar deverão procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua residência.

Os moradores que residem em áreas descobertas pelas Uaps podem procurar auxílio especializado no Secoptt, que funciona na Rua Marechal Deodoro, 496, no prédio do Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, na sala 103. Mais informações também podem ser obtidas pelo 3690-7714.

* Informações à imprensa podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa