NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 28/8/2014 - 16:44

Portal de Notícias PJF | 8º Festival Nacional de Teatro de JF - Duas oficinas acontecem neste final de semana | FUNALFA - 28/8/2014
Acontecem neste sábado e domingo, dias 30 e 31, as duas primeiras oficinas que integram a programação do 8º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Funalfa. O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro) recebe a oficina “Cenário e Figurino - Processo Criativo nas Artes Cênicas”, coordenada por Daniele Geammal. Já a “Oficina de Clown”, oferecida por Gilbert Luiz Diniz, será no Museu Ferroviário (Avenida Brasil, 2.001, Centro). Ambas acontecerão das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Cenógrafa, figurinista e professora da Escola de Teatro Martins Pena, a carioca Daniele Geammal já trabalhou ao lado de diretores como Jô Bilac, Vinicius Arneiro, Christina Streva, Miwa Yanagizawa e Eduardo Vaccari. Em 2011 teve o figurino de “A Chegada de Lampião no Inferno”, da Pequod Cia. de Teatro, selecionado para a Quadrienal de Praga. A oficina, que tem cenário e figurino como temas, é destinada a estudantes, professores e profissionais ligados às áreas de dança, teatro, cinema, arquitetura, artes plásticas e educação: “Tanto o figurino como o cenário são extensões do corpo do ator. Eles ajudam a contar a história de uma forma não verbal, e é isso que eu levo para os meu alunos: ensino como dialogar com o público através desses elementos”.

A outra oficina do final de semana aborda o clown e será coordenada pelo ator, diretor e professor de teatro Gilbert Luiz Diniz. Natural de Belo Horizonte, Gilbert comenta que a arte de ser palhaço mescla jogo cênico, tradição, expressão e arte: “Pretendo ensinar como descobrir o seu palhaço interior, que é aquele lado engraçado e exagerado que muitos têm vergonha de mostrar”.

Ainda há vagas para as oficinas, exceto para a ministrada por Carlos Roberto Simioni, “A Presença do ator”. Os interessados em participar podem se inscrever no CCBM, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00 por oficina. Os recursos serão destinados à Associação dos Profissionais de Artes Cênicas de Juiz de Fora - Apac/JF.

O festival acontece entre 30 de agosto e 7 de setembro, e oferece ao público cinco oficinas e 23 espetáculos. Maior mostra de artes cênicas da região, o evento tem como objetivo proporcionar encontro, reflexão, aprendizado e valorização da arte em sua linguagem teatral.

Mais informações sobre as oficinas podem ser conferidas no anexo.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.

15/4/2024 - SG
PJF convida os moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus para reunião sobre o “Rua de Brincar”
15/4/2024 - SETUR
Ministra do Turismo e presidente da Embratur elogiam ações da prefeita na WTM em SP