NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 28/8/2014 - 16:01

Sétima blitz educativa da Defesa Civil é realizada no Bairro Vitorino Braga

Portal de Notícias PJF | Sétima blitz educativa da Defesa Civil é realizada no Bairro Vitorino Braga | DEFESA CIVIL - 28/8/2014
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 28, a sétima blitz educativa promovida pela Defesa Civil. A ação, que teve início às 9 horas, aconteceu na Avenida Garibaldi Campinhos com a Rua Benjamin Constant, no Bairro Vitorino Braga.

De acordo com o chefe do Departamento de Operação Técnica, Walter de Melo, a região leste da cidade, onde foi realizada a operação - que abrange bairros como o Linhares, Bonfim, Grajaú e São Benedito, entre outros - é uma área que, durante o período chuvoso, apresenta um grande número de ocorrências: "Apesar de ser um ponto mais tranquilo em relação ao fluxo de veículos, o cruzamento das ruas serve de acesso para os moradores. Como estamos em uma época que antecede o período de chuvas, queremos intensificar nosso trabalho preventivo".

A ação contou com a participação dos parceiros da Defesa Civil: Demlurb, Cesama, secretarias de Transporte e Trânsito (Settra), de Desenvolvimento Social (SDS), através da Acessibilidade, e de Saúde (SS), Polícia Militar e MRS Logística. Além dos panfletos educativos, contendo informações sobre o trabalho da subsecretaria na redução dos riscos e desastres, foram entregues materiais sobre o combate à dengue e um jogo dos agentes especiais, com informações para evitar a proliferação dos focos do mosquito. Cerca de três mil kits foram entregues para motoristas e pedestres.

Segundo a agente de combate à endemias da SS, Glaucimara Rodrigues, a ação contra a dengue deve ser realizada em conjunto pelos agentes de saúde e a população: "Esse é um trabalho para todos. A prevenção é o melhor remédio contra a doença. Se cada pessoa tirar cinco minutos do seu dia para vistoriar o local onde vive e recolher recipientes que possam acumular água, por exemplo, vamos conseguir diminuir, e até mesmo evitar, que o mosquito se reproduza".

Ondina Jesualdo, moradora do Bairro Grajaú há dez anos, passou pelo local durante a ação. Segundo ela, a entrega dos panfletos educativos ajuda na conscientização da população: "O material nos ajuda a lembrar da importância da participação de cada pessoa para fazer da cidade um local melhor para morarmos. Com a pressa do dia a dia, a gente se esquece de tomar algumas atitudes simples, mas que fazem a diferença mais tarde".

Tairine dos Santos, que também passou pela blitz, acrescentou: "É muito difícil mudar a cabeça das pessoas, mas toda iniciativa é válida. Às vezes é complicado mudar nosso comportamento, mas o importante é cada um se esforçar um pouquinho e fazer sua parte".

* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22