NOTÍCIAS: PROCON
JUIZ DE FORA - 27/8/2014 - 16:22
Procon/JF realiza atendimento na Escola Municipal Santa Cecília
Em parceria com o projeto “JF + Vida”, a unidade móvel do Procon/JF, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), atenderá os moradores do Bairro Santa Cecília e da região no sábado, 30. A população receberá material educativo, poderá tirar dúvidas sobre seus direitos, receber orientações ou registrar reclamações contra fornecedores de produtos ou de serviços. A equipe fará os atendimentos na Escola Municipal (E.M.) Santa Cecília, na Rua Geraldo Miguel Miana, 370, das 8 às 13horas.
O superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, disse que o serviço de atendimento descentralizado é uma das ações do órgão, que visa solucionar questões sobre relações de consumo dos cidadãos que não comparecem à sede: “Por falta de conhecimento de seus direitos ou porque não podem vir até a sede do órgão, muitos consumidores de bairros e distritos de Juiz de Fora têm sido desrespeitados e não registram suas reclamações. Com a unidade móvel, o Procon leva atendimento e educação para o consumo aonde o consumidor necessitado está”.
Para os atendimentos ou registros de reclamações no Procon Móvel, é necessário apresentar a Carteira de Identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documentos referentes ao problema, como nota fiscal, contrato, fatura ou recibo. Logo no atendimento inicial, ou atendimento preliminar, é feito o contato telefônico com o fornecedor, a fim de solucionar o problema de imediato. Caso a questão não seja resolvida, é elaborada a Carta de Investigação Preliminar (CIP), direcionada à empresa, e com prazo máximo de 15 dias para a solução do problema. Se ainda assim a reclamação não for atendida, a equipe do Procon Móvel entra em contato com o consumidor e agenda retorno ao bairro para marcar uma audiência, que terá a presença do fornecedor e será realizada no Espaço Cidadão mais próximo do bairro atendido ou na sede do Procon/JF.
Além do atendimento e da distribuição de cartilhas educativas sobre os direitos dos consumidores, as crianças e adolescentes presentes no evento poderão participar da “trilha para o consumo”. De forma lúdica e descontraída, o jogo orienta os participantes sobre a compra consciente, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos críticos e mais participativos.
Os consumidores que quiserem informações e orientações sobre seus direitos podem entrar em contato com o Procon/JF pelos telefones 3690-7610 ou 3690-7611, ou comparecer à sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
*Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690- 8439.
IMPRIMIR