NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 22/8/2014 - 18:50

Portal de Notícias PJF | SDS e Amac promovem capacitação sobre programas da Proteção Social Básica e Especial | SDS - 22/8/2014
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), realizou nesta sexta-feira, 22, uma capacitação na Casa dos Conselhos, para oServiço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) - ambos programas da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, respectivamente. A formação contou com a presença de cerca de 60 técnicos e coordenadores de unidades veiculadas a estes serviços, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O encontro refletiu sobre os dois serviços de modo mais detalhado e teve espaço para o debate sobre as diferenças e interações entre eles.

A capacitação foi ministrada por Meryjane Theodoro, assistente social da Amac. A ideia foi trazer uma reflexão sobre a Proteção Especial e conceito de violações do serviço, além da necessidade de formar os novos técnicos das equipes. A formação orientou os profissionais sobre o Paif e o Paefi, indo dos conceitos básicos até diferenças e particularidades de um e outro.

“Um guia de orientação tem dados de territórios e vulnerabilidades, além de riscos sociais e pessoais de cada cidadão. Para os técnicos e coordenadores, este é um princípio básico para se trabalhar”, comentou Meryjane. A assistente social desmembrou cada ponto, para que os profissionais tenham um conhecimento geral dos termos e, assim, possam lidar melhor com as situações encontradas no cotidiano das unidades. Durante a palestra, também foram dados exemplos de famílias que se encaixam nos dois programas, e foi feito um alerta sobre a necessidade de alguns casos transitarem de uma equipe para outra. “É preciso diferenciar os atendimentos e acompanhamentos, para que cada situação esteja amparada pelo melhor serviço”, acrescentou Meryjane. “A partir de uma primeira conversa, essas famílias são direcionadas para cada equipamento. Em uma visão futura, as famílias - antes vulneráveis - poderão se tornar agentes políticos. É a busca de inserir os cidadãos nos movimentos sociais, tendo acesso a todos os seus direitos”, concluiu.

Datas para próximas capacitações

Dia 26/9: Convite a todos os técnicos e coordenadores das unidades da Proteção Básica Especial, quando serão discutidos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, o reordenamento do serviço, sistema de registro e situações prioritárias.

Dia 13/10 e 17/11: Foco na abordagem metodológica, principalmente em questões políticas, visão de sociedade, objetivos dos trabalhos e análise da parte de gestão dos serviços sociais, ministrado por professoras da Faculdade do Serviço Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Proteção Social
A Proteção Social é hierarquizada em Básica e Especial. A Proteção Social Básica tem como objetivos prevenir situações de risco, através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A Proteção Social Especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e situação de trabalho infantil, entre outras.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal