NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 22/8/2014 - 18:33

Portal de Notícias PJF | 8º Festival Nacional de Teatro de JF - Funalfa inicia inscrições para oficinas na segunda-feira | FUNALFA - 22/8/2014
Cento e seis vagas estão sendo disponibilizadas pela Funalfa em cinco oficinas do 8º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 25, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro). Será cobrada taxa de R$ 20,00 por oficina (destinada à Associação dos Profissionais de Artes Cênicas de Juiz de Fora - Apac/JF), e as inscrições serão mantidas até as vagas serem esgotadas.

Promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Funalfa, o festival acontece entre 30 de agosto e 7 de setembro, com o objetivo de proporcionar encontro, reflexão, aprendizado e valorização da arte em sua linguagem teatral. Além de oferecer ao público 23 espetáculos em espaços abertos e fechados, o evento inclui as oficinas como estratégia de formação, reciclagem e aperfeiçoamento.

Oficinas

“Cenário e Figurino - Processo Criativo nas Artes Cênicas”
- Oficineira: Daniele Geammal
- Dias/horários: 30 e 31, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
- Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
- Vagas: 25
- Material do aluno: caderno, caneta para anotações, tesoura, cola, papéis
coloridos diversos, revista para cortar e caixa de lápis ou giz colorido
- Requisitos: idade mínima de 16 anos e ligação com as áreas de teatro, cinema, dança, arquitetura, artes plásticas ou educação
- Descrição: Cenário e figurino são recursos visuais de representação nas artes cênicas e elementos determinantes para a criação da atmosfera do espetáculo. A coerência em sua concepção leva a lugares distintos, podendo causar diferentes sensações nos espectadores, sendo fundamental para a compreensão do enredo.

“Teatro e sua Arte Popular”

-Oficineiros: Luiz Fernando Pinto e Alex Teixeira
-Dias/horários: 1, 2 e 3 de setembro, das 18 às 22 horas
-Vagas: 20
-Requisitos: Idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas
-Descrição: O mais importante na arte popular, ou cultura popular, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo. A proposta é descobrir formas de atuação no meio social através da arte e suas potências.

“Som e Movimento”

-Oficineira: Bethi Albano (Elisabeth Maria de Castro Albano)
-Dias/horários: 6 e 7 de setembro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
-Vagas:20
-Necessidades para alunos: roupas confortáveis para prática de atividade física
-Requisitos: Idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas
-Descrição:A oficina apresenta os princípios essenciais da linguagem musical, por meio de sua aplicação intuitiva e imediata em jogos criativos, num ambiente alegre e descontraído, preparando o aluno para exercer seu poder criador. A proposta é oferecer uma experiência sensível, que promova o desenvolvimento da percepção, reflexão, intuição e emoção, através de estímulos à imaginação, memória e invenção. Também serão apresentadas canções e danças da raiz brasileira, como coco, cacuriá, boi-bumbá e ciranda, com acompanhamento de viola caipira.

“Oficina de Clown”

-Oficineiro: Gilbert Luiz Diniz
-Dias/horários:30 e 31, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
-Vagas: 25 alunos
-Necessidades para alunos: roupas confortáveis e adereços, como chapéu, brinquedos, instrumentos musicais, etc..
-Requisitos: Idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas
-Descrição: Palhaço é jogo cênico que envolve tradição, expressão e arte, com base na relação direta com o público. Introduzir noções sobre o despertar e desenvolvimento do clown pessoal.

“A Presença do Ator”

-Oficineiro: Carlos Roberto Simioni
-Dias/horários: 1º, 2, 3 e 4 de setembro, das 9 às 13 horas
-Vagas: 16
-Necessidades para alunos: roupas confortáveis para trabalho corporal
-Requisitos: Idade mínima de 18 anos e experiência na área de artes cênicas
-Público-alvo: atores, bailarinos, performers, estudantes e profissionais das artes da cena.
-Descrição: a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Neste curso serão trabalhados a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos Lume durante décadas de pesquisa teatral.

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22