NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 22/8/2014 - 11:00

Portal de Notícias PJF | Poupança Jovem - 400 jovens participam de encontro que integra a cultura hip hop à escola neste sábado | SDS - 22/8/2014
Uma manhã de muita cultura hip hop, música e conhecimento: essa será a programação para cerca de 400 adolescentes do Poupança Jovem, neste sábado, 23, na Escola Estadual Batista de Oliveira, no Bairro Costa Carvalho. A ação lúdica será realizada das 8 às 12 horas, e faz parte do projeto “EducArte – Hip Hop e Educação”, realizado em parceria com grupo responsável pelo “Encontro de MC`s” (evento independente de hip hop da cidade. O objetivo é abordar os cinco elementos que compõem a cultura hip hop: breaking, graffiti, Dj´s, Mc´s e conhecimento.

Durante a ação, os alunos e o corpo docente poderão curtir o breaking com os b-boys Stain e Strike; o graffiti fica por conta de Dorin, enquanto a discotecagem ficará a cargo de Pablo “Bitrinho”. Além disso, haverá a tradicional “Batalha de MC´s” e uma apresentação musical do MC Brackes.

A manhã conta, ainda, com um bate-papo descontraído, que vai tratar sobre o tema “Liberdade”, além de uma roda de poesias. “O bate-papo está ligado ao conhecimento que a cultura traz, que, além de ser um movimento de luta da periferia, é também um movimento que traz consciência, conhecimentos diversos. Acreditamos na educação como prática de liberdade. A poesia do ´EducArte´ envolve a literatura marginal: lemos e mostramos novas formas de se fazer e apreciar a poesia, mostramos que não é apenas a elite que produz literatura ou arte”, afirma uma das organizadoras do evento, Christiane Assis.

A reflexão proposta pelo “EducArte” vai além das letras e ideologia, chegando à conscientização dos jovens para que eles encontrem seus próprios caminhos. “Eles se identificam muito com a cultura. Com as atividades, aumentamos a autoestima dos alunos e os incentivamos a compor, a serem artistas e acreditarem neles mesmos. Abrimos espaço para todos do hip hop, inclusive a poesia e, claro, contamos a história da nossa cultura como movimento social”, ressalta Christiane.

O próximo “EducArte” está marcado para 13 de setembro, na Escola Estadual Maria Magalhães, no Bairro Santa Luzia.

O programa

O Poupança Jovem é um processo estratégico do Governo de Minas Gerais, executado na cidade pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). No programa, que integra o “JF+Vida” - Plano Municipal Integrado sobre Crack, Álcool e Outras Drogas, os estudantes do ensino médio recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, que pode ser sacado ao término do terceiro ano. Além disso, os alunos participam de atividades que visam ao conhecimento e à capacitação para o futuro profissional.

Os alunos atendidos pelo Poupança Jovem têm acompanhamento do rendimento escolar, atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. Para participar, o aluno deve ter frequência regular em sala de aula, bom desempenho escolar, participar de oficinas, cursos extracurriculares, entre outras atividades. Para mais informações sobre o programa, os interessados podem ligar para 3690-7630.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024