| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 31/7/2014 - 19:04



Prefeito entrega certificados às alunas da primeira turma do projeto “Com Licença, Vou à Luta”



Portal de Notícias PJF | Prefeito entrega certificados às alunas da primeira turma do projeto “Com Licença, Vou à Luta” | SDS - 31/7/2014
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”. Há três meses, essa frase serviu de incentivo para que um grupo de mulheres desse um novo sentido às suas vidas e, assim, transformassem um sonho em realidade. Na tarde desta quinta-feira, 31, o prefeito Bruno Siqueira entregou os certificados às 23 alunas da primeira turma do projeto “Com Licença, Vou à Luta”. A cerimônia aconteceu no centro técnico da Dispropan e reuniu cerca de 80 pessoas, entre familiares das formandas, secretários municipais e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Em seu discurso, o prefeito parabenizou as formandas pela conquista e destacou os investimentos na área social, através da capacitação profissional: “Vocês (formandas) são um orgulho para cada um de nós, aqui, hoje. Foi através da persistência, do trabalho árduo, que hoje vocês estão concluindo esse curso. Um curso que vai abrir várias portas para vocês e para outras mulheres de Juiz de Fora, que irão ver, no exemplo de vocês, que nós temos condições de produzir ainda mais para a nossa cidade. Sem dúvida nenhuma, esse é um projeto exemplar, não apenas para o nosso município, mas para todo nosso país”.

As alunas, integrantes do programa “Travessia”, do Bairro Vila Olavo Costa, e egressas do sistema prisional, concluíram o curso de panificação e confeitaria. Ao longo do curso, as mulheres tiveram a oportunidade de aprender técnicas para o preparo de doces e produtos inovadores para o mercado. Elas receberam vale-transporte, lanche e acessórios para as aulas práticas, como touca, avental e luvas.

“Queria agradecer toda a parceria que nos ajudou a concluir esse curso e, principalmente, a cada uma dessas mulheres, porque se elas não tivessem acreditado nelas mesmas, este projeto não seria concluído. Foi o projeto que teve o maior número de pessoas, que participaram desde o início. Eu tenho muito orgulho de vocês (formandas)”, afirmou a representante da Coordenadoria de Prevenção à Criminalidade, do Governo de Minas, Nádia Barbosa.

De alunas a novas profissionais
A oradora da turma, Juasina Leão de Sá, emocionou a todos com suas palavras de força e coragem: “Um belo dia, aceitamos um desafio, e todas nós gritamos: ´Com licença, vou à luta`! Neste momento, voltamos a olhar, orgulhosas, para os obstáculos que antes pareciam impossíveis de vencer e que hoje estão apagados pelo brilho da nossa vitória. Agora, cada uma de nós seguirá seu caminho, com a certeza de que tudo o que precisa para um sonho ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”.

Após a entrega dos certificados, realizada pelo prefeito Bruno Siqueira e pelos parceiros da iniciativa, as futuras confeiteiras foram homenageadas com um número musical, com a execução da música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, cantada em uníssono pelas formandas. Por fim, foi servido um coquetel, com produtos preparados pelas próprias mulheres.

“Enfrentamos vários desafios para chegar a um momento como esse. Para nós, é muito gratificante, porque uma das missões que o prefeito nos deu no início dessa gestão foi que a cidade tivesse um investimento muito grande na área social. Esse ideal está sendo cumprido e essas mulheres, que aprenderam a fazer do sonho uma prática, são, hoje, a prova viva disso”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.

A solenidade, que marcou a concretização do sonho das participantes da primeira turma do projeto “Com Licença, Vou à Luta”, no município, teve a presença dos familiares de cada uma das alunas. Ao lado de filhos, maridos, netos e outros parentes, elas dividiram o sonho que parecia inalcançável e a vitória merecida. “Esse curso era uma das coisas que eu mais queria na vida. Pela primeira vez consegui me qualificar e estou muito satisfeita por isso. É um sentimento incrível”, comemorou a recém-formada, Leda Zimermann da Silva.

O futuro
O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan) de Juiz de Fora, Everaldo Lima de Castro, que esteve presente na cerimônia, aproveitou a oportunidade para firmar seu compromisso com as recém-formadas. Assim, o prefeito Bruno Siqueira entregou a ele a lista com os nomes e os contatos de cada uma delas. Os documentos serão repassados às padarias associadas ao sindicato, como forma de indicação das profissionais ao mercado de trabalho.
Com o diploma nas mãos e um sorriso estampado no rosto, Noemi dos Reis não escondeu a felicidade por ter concluído o curso: “É uma vitória, que mostra que o importante é a motivação e a determinação. Agora, espero um futuro muito melhor. Já estou fazendo bolos e vendendo, para conseguir uma renda própria”.

O projeto
O projeto “Com Licença, Vou à Luta” é uma iniciativa do Governo do estado, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizado por meio da distribuidora Dispropan e do bistrô Savoir-Faire. A iniciativa compõe o Plano de Ações Integradas na Vila Olavo Costa e tem como objetivo estimular a capacitação e a inserção de mulheres de baixa escolaridade, acima de 18 anos e em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

O curso de panificação e confeitaria compreendeu três módulos: formação para a cidadania, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho e elevação de escolaridade. Paralelo às aulas, aconteceu, também, o módulo “Formação Para a Cidadania”, conduzido pelas assistentes sociais do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e da SDS, que busca capacitar essas mulheres para o mercado de trabalho, valorizar a autoestima e informar sobre os direitos e deveres socioassistenciais do cidadão e da cidadã.
A segunda turma do projeto em Juiz de Fora está prevista para começar em agosto, com término em outubro.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.



 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2