NOTÍCIAS: PROCON
JUIZ DE FORA - 24/7/2014 - 17:41

Procon faz novas reuniões com empresas mais reclamadas

Portal de Notícias PJF | Procon faz novas reuniões com empresas mais reclamadas | PROCON - 24/7/2014
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta semana, dias 22 e 23, mais uma rodada de reuniões com fornecedores que estão entre os mais reclamados. Desta vez, os encontros foram com representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Caixa Econômica Federal. O intuito foi melhorar o atendimento aos consumidores de forma geral e buscar meios para diminuir o número de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). “A ideia é continuar estabelecendo diálogos com essas e outras empresas, a fim de diminuir drasticamente os problemas gerados aos consumidores”, afirmou o superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto.

O principal assunto abordado na reunião com a Cemig foi o número de reclamações fundamentadas, aquelas em que o problema do consumidor tem fundamento e que a empresa não tenha solucionado ou buscado meios para resolver. De acordo com dados do Sindec, o Procon/JF recebeu, no primeiro semestre de 2014, 151 reclamações somente contra a Cemig.

Como saída para os problemas gerados aos consumidores, a empresa aceitou a proposta do Procon no sentido de estabelecer um canal efetivo de comunicação, atender de imediato 90% das queixas, com respostas mais eficazes aos consumidores, treinar os prepostos (representantes da empresa que participam das audiências de conciliação no Procon), além de realizar programas educativos sobre direito do consumidor, em parceria com o Procon/JF.

No segundo encontro, com a Caixa Econômica Federal, o Procon/JF apresentou uma série de números demonstrando os problemas mais comuns gerados pela empresa aos consumidores e cobrou um melhor relacionamento com o órgão da Prefeitura. Segundo dados do Sindec, no primeiro semestre de 2014, foram registrados 351 reclamações referentes à Caixa Econômica Federal. “A Caixa se mostrou bastante interessada na solução das questões e propôs aprimorar o canal de atendimento ao público para que o consumidor evite se dirigir ao Procon/JF. Outra medida anunciada pela empresa, foi a de dar treinamento específico a funcionários da Caixa, com o objetivo de solucionar diretamente as reclamações registradas no Procon/JF”, relatou Nilson.

Para atendimentos e registros de reclamações é necessária a apresentação da carteira de identidade, do cadastro de pessoa física (CPF) e dos documentos referentes à reclamação, como nota fiscal, contrato, fatura ou recibo. Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer queixas sobre serviços ou produtos, poderá procurar o Procon/JF, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro. A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon: 3690-8439.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais