| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 24/7/2014 - 11:27



Professores da Secretaria de Esporte e Lazer realizam palestra na 12ª Jornada da Educação



Seis profissionais que atuam no JF Esporte e Cidadania e no JF Paralímpico da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) participarão como palestrantes da 12ª Jornada Municipal de Educação, promovida pela Secretaria de Educação entre 31 de julho e 2 de agosto. O evento tem como objetivo fomentar perspectivas pedagógicas a partir de palestras, minicursos e discussões.

A participação dos professores que atuam na SEL será realizada em quatro temas, distribuídos em dois minicursos, a serem realizados no dia 1º de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sede da Secretaria, na Avenida Rui Barbosa, 530 - Santa Terezinha. O primeiro abordará os temas “Atividade Física para grupos especiais: experiências em núcleos comunitários” e “A inserção do Badminton como conteúdo das aulas de Educação Física”. O segundo apresentará os temas “Metodologia de atividades aquáticas para grupos especiais” e “Formação de equipes olímpicas e paralímpicas”.

Inscrições

Para efetuar as inscrições, basta acessar o link http://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/, clicar em “12ª Jornada Municipal de Educação” e preencher o formulário. Cada profissional pode se inscrever em apenas dois dos cursos ofertados, incluindo os minicursos e oficinas, sendo um em cada turno. Os profissionais de outras redes de ensino e instituições que quiserem participar podem fazer um pré-cadastro no mesmo endereço virtual. Havendo vagas disponíveis, os cadastrados na lista de espera serão encaixados de acordo com a ordem das inscrições feitas. As inscrições se encerram às 23 horas deste domingo, 27 de julho, ou quando acabarem as vagas.


Minicurso 4 - Atividade Física para grupos especiais: experiências em núcleos comunitários /A inserção do Badminton como conteúdo das aulas de Educação Física

Local: Avenida Rui Barbosa, 530 - Santa Terezinha

Horário: das 8 às 12 horas ou das 14 às 18 horas


O tema “Atividade Física para grupos especiais: experiências em núcleos comunitários” será ministrado pelos profissionais de educação física Carlos Augusto Lutz e Maurício Júnior Peres Touma, professores com mais de 10 anos de atuação em núcleos de atividade de esporte e lazer no município, desenvolvidos pela SEL. “Vamos falar desta experiência que vivemos dentro do Programa JF Esporte e Cidadania, os objetivos do programa, a metodologia utilizada, o planejamento das aulas, as formas de avaliação, a apresentação de relatórios”, explica Augusto Lutz. “Também pretendemos apresentar dados estatísticos e avaliativos do projeto e algumas formas de motivação para manter a frequência dos alunos nas atividades esportivas”, completa Maurício Touma.

“A inserção do Badminton como conteúdo das aulas de Educação Física” será o tema abordado pelo professor Daiverson Ferrari Rodrigues, profissional que atua há sete anos com Badminton nas escolas das redes municipal e estadual de Juiz de Fora e Barbacena. “O objetivo é apresentar a modalidade, que ainda é pouco conhecida, e dar dicas de como fazer o Badminton nas aulas de educação física. É uma modalidade simples, com regras simples. Com adaptações no material e na estrutura física das escolas, é possível inseri-la nas aulas de educação física”, garante Daiverson Ferrari. A modalidade, inclusive, foi inserida pela primeira vez nos Jogos Intercolegiais 2014, promovidos pela SEL, contando com a participação de 80 atletas.


Minicurso 5 - Metodologia de atividades aquáticas para grupos especiais e formação de equipe olímpica e paralímpicas

Local: Avenida Rui Barbosa, 530 - Santa Terezinha

Horário:das 8 às 12 horas ou das 14 às 18 horas


“Metodologia de atividades aquáticas para grupos especiais” será o tema ministrado pelas professoras Adriana Helena Campos Guarino e Fabíola Melo de Medeiros. “Vamos apresentar nossa experiência nas atividades de natação e hidroginástica que desenvolvemos dentro do Programa JF Esporte e Cidadania, tanto com crianças quanto com adultos e idosos. Abordaremos as diferenças de metodologia para cada um destes públicos e os resultados que estamos obtendo com as atividades”, explica Fabíola Medeiros.

Gerson Moreira de Oliveira será o palestrante do tema “Metodologia da aprendizagem de natação para formação de equipes olímpicas e paralímpicas”. O profissional tem mais de 30 anos de experiência com treinamentos de natação. “Abordaremos, por exemplo, as técnicas de cada nado, as adaptações que podem ser aplicadas aos atletas paralímpicos de acordo com a deficiência de cada um deles”, ressalta Gerson Oliveira.

12ª Jornada Municipal de Educação

A abertura da 12ª Jornada Municipal de Educação será no dia 31 de julho, às 8 horas, no Cine-Theatro Central. No dia 1º de agosto, serão ofertados 50 minicursos, realizados nos turnos da manhã e da tarde, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, em diversos locais da cidade (confira a programação), e em 2 de agosto será realizado o encerramento do evento.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL pelo telefone 3690-7829.



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2