NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 23/7/2014 - 18:21

Portal de Notícias PJF | Cras Sudeste Olavo Costa - Festa julina do “Grupo do Amor” reúne idosos atendidos pela unidade | SDS - 23/7/2014
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste Olavo Costa promoveu na tarde desta quarta-feira, 23, a festa julina do “Grupo do Amor”, formado pelos idosos do Cras. A atividade, que aconteceu na própria unidade, faz parte do calendário anual do grupo e contou com a presença de dois grupos musicais do Centro de Convivência do Idoso (CCI), o “Cante Comigo” e o “Tocando em Frente”, além de amigos e familiares dos participantes.

A confraternização foi um momento muito esperado pelo grupo, em função do fortalecimento de vínculos. “Esse é o momento de troca de experiências entre os idosos da unidade com os do CCI, os familiares e amigos. Essa é uma forma das famílias se aproximarem do Cras e entenderem que o equipamento é uma porta aberta à comunidade”, explicou a coordenadora do centro, Renata Santos.

Durante a tarde, os idosos do “Grupo do Amor” e demais presentes dançaram músicas antigas, forró, sertanejo e samba, comeram comidas típicas e se divertiram. O salão estava decorado com tecidos de chita, chapéus, bolas, bandeirinhas e uma grande fogueira cenográfica, tudo confeccionado pela equipe do Cras, com a ajuda do educador social do Curumim Olavo Costa, Fernando Valério.

De acordo com a assistente social de referência do grupo, Evelyn Gobbi, assim como as palestras, as atividades socioeducativas e os passeios, as datas comemorativas são um convite à exploração e ao conhecimento: “A realização da festa julina diz respeito ao acesso à cultura e ao lazer a que os idosos têm direito”.

“Quando vim para cá (para o Cras), eu estava muito mal. A partir do momento em que me tornei membro do grupo, passei a me sentir melhor, me distrai, e hoje frequento as palestras e vou aos passeios. Assim, os problemas ficam esquecidos, pois aqui encontro as amigas e as alegrias”, contou uma das participantes do grupo, Maria Cecília Diógenes, de 60 anos.

Estiveram presentes no evento o presidente da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), João Batista da Silva, e o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, que parabenizou o grupo pela iniciativa e afirmou que “estar entre vocês é uma lição de vida, desejo que tenham muitos momentos como esse e que possam dividi-los sempre com pessoas queridas”.

Os encontros do “Grupo do Amor” são promovidos quinzenalmente, às quartas-feiras, no próprio Cras Sudeste Olavo Costa. O grupo é formado por moradores da região, com idade acima de 60 anos. São realizadas atividades socioeducativas, passeios, bingos, palestras e atividades físicas, entre outras.

Os interessados em participar dos encontros do “Grupo do Amor” devem comparecer ao Cras Sudeste Olavo Costa, na Rua da Esperança, 69, Bairro Vila Olavo Costa, ou entrar em contato pelo telefone 3690-7236.

O serviço

O Cras é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o trabalho executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). É a porta de entrada para os serviços da proteção básica, e ainda recebe e promove encaminhamentos para a proteção especial, além de prestar atendimento às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O Cras Sudeste Olavo Costa fica na Rua da Esperança, 69, Bairro Vila Olavo Costa. O telefone de contato é o 3690-7236.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22