NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 18/6/2014 - 12:05

Portal de Notícias PJF | Qualidade na educação – Juiz de Fora recebe o Selo de Município Livre do Analfabetismo | SE - 18/6/2014
A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu, do Ministério da Educação (MEC), o Selo de Município Livre do Analfabetismo, documento oficial do Governo federal, assinado pelo ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes. A certificação reconhece que a cidade de Juiz de Fora atingiu mais de 96% de alfabetização entre jovens e adultos. O título foi emitido a apenas 207 entre as 5,5 mil cidades brasileiras.

Em ofício enviado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do MEC, a titular da pasta, Macaé Maria Evaristo dos Santos, parabeniza o município pelo esforço realizado em prol da Educação, particularmente, de jovens e adultos. Para o secretário de Educação de Juiz de Fora, Weverton Vilas Boas, “a conquista do selo é o retrato do trabalho de toda a Secretaria, realizado nos seus 45 anos,' e a dedicação dos profissionais do magistério, que não poupam esforços em busca de alcançar uma educação de qualidade e com resultados satisfatórios na rede municipal de ensino. Temos trabalhando incansavelmente para superar os índices educacionais de nosso município e nosso objetivo é melhorar cada vez mais”.

A outorga do MEC é prevista no decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que visa à universalização da alfabetização de jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade.

Em Juiz de Fora, merece destaque a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que representa um dos grandes investimentos da PJF. Atualmente, a rede municipal de ensino tem cerca de 6,5 mil alunos matriculados em 42 escolas (entre as 101 instituições de ensino) que oferecem EJA, nas modalidades presencial e semipresencial. Em 2013, 2.700 alunos concluíram o ensino fundamental da EJA.

Além disso, a SE também coordena o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) do Governo federal, que possibilita a conclusão do ensino fundamental em 18 meses, com a possibilidade de qualificação profissional, sendo possível optar por dois arcos: alimentação; construção e reparos. Durante o curso, o aluno recebe um auxílio mensal de R$ 100. Para os alunos que não têm onde deixar os filhos durante as aulas, são disponibilizados os serviços de cuidadores de crianças, para que os pais assistam às aulas com tranquilidade, tendo a certeza de que os filhos estão em segurança. Além disso, todo o material didático é oferecido gratuitamente aos que frequentam as aulas.

Todos os três núcleos onde o ProJovem é oferecido estão em pleno funcionamento para as atividades do programa, cujas aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas. Os postos do ProJovem estão localizados em diferentes regiões da cidade, sendo eles a Escola Municipal (E.M.) Professora Thereza Falci (Bairro Santa Lúcia), E.M. Amélia Mascarenhas (Bairro São Bernardo) e Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho – CEM (Centro).

* Outras informações na Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA