NOTÍCIAS: SMA
JUIZ DE FORA - 20/9/2013 - 14:17

Prefeito assina projeto de lei sobre Política Municipal de Arborização Urbana

Portal de Notícias PJF | Prefeito assina projeto de lei sobre  Política Municipal de Arborização Urbana | SMA - 20/9/2013
O prefeito Bruno Siqueira assinou, na manhã desta sexta-feira, 20, o projeto de lei sobre a Política Municipal de Arborização Urbana, durante a abertura das atividades em homenagem ao Dia da Árvore, realizada no Auditório da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), situado na Avenida Brasil, 2.001, 1º andar, Centro. O documento será encaminhado à Câmara Municipal para votação.

Na ocasião, Bruno Siqueira destacou a importância do projeto e da aprovação da lei para o município. “Hoje damos um grande passo para a continuidade dos trabalhos em prol da preservação do meio ambiente em nossa cidade. A partir desta lei, poderemos traçar diretrizes e ações concretas neste sentido”, disse. O prefeito ainda destacou: “Esta lei possibilitará o plantio de mudas em toda a cidade, além de garantir a fiscalização e a orientação da população quanto aos cuidados com a natureza”, concluiu.

Além do prefeito, compuseram a mesa o secretário de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos Pinto; o diretor-presidente da Empav, José Eduardo Araújo; o vereador Rodrigo Mattos (PSDB); o representante da 4ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, capitão Jovânio Campos Miranda, e o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Sérgio Ricardo de Oliveira.

O secretário Luís Cláudio Santos Pinto afirmou que, quando aprovado, o projeto será um “instrumento de diretriz para o planejamento, a implantação e o manejo da arborização em Juiz de Fora, promovendo o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida dos cidadãos”. Ao justificar a iniciativa, Luís Cláudio afirma que “atualmente, a secretaria recebe cerca de cem pedidos de corte e podas de árvores por mês”, número considerado elevado, e que mostra a “inadequação da arborização urbana em Juiz de Fora”.

Luís Cláudio elegeu a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana como um dos principais pontos abordados no documento. “O plano será o grande gestor de todas as ações no âmbito da preservação ambiental. Através dele, poderemos identificar áreas potenciais para o plantio de mudas e ainda realizar a diversificação de espécies”, afirmou.

Para José Eduardo Araújo, diretor-presidente da Empav, órgão que executa o corte e a poda de árvores na cidade, o projeto cria um “planejamento para o manejo urbano das árvores, não apenas na preservação, mas, sobretudo, no plantio de novas mudas adequadas ao espaço urbano, facilitando o trabalho”, disse.

Já o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Sérgio Ricardo de Oliveira, afirmou que a celebração do Dia da Árvore tem grande importância para a cidade. “Este é um marco na valorização da natureza e da vida. Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa, principalmente, pelo plantio de mudas”, disse.

Já o vereador Rodrigo Mattos enfatizou que o Legistalivo receberá o projeto com satisfação. “Este projeto mudará a cara de nossa cidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Tenho certeza de que ele será aprovado rapidamente na Câmara Municipal”, falou.

Programação

As comemorações ao Dia da Árvore prosseguem durante todo o dia e neste sábado, 21. Ainda na manhã desta sexta-feira, 20, duas palestras foram realizadas no auditório da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), uma com tema “Arborização Urbana”, ministrada por Iovanildo Almeida de Paula, engenheiro da Cemig, e outra sobre “Florestas Urbanas”, ministrada pelo engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), Sérgio Portes.

Ainda nesta sexta, às 14h30, será realizado o plantio de mudas no Bairro Terras Altas. O evento contará com a participação de alunos da Escola Municipal Menelick de Carvalho. Já no sábado, a SMA promove, entre 9 e 12 horas, a distribuição de mudas e sementes no Parque Natural Municipal da Lajinha.

Como parceiros, estão a Secretaria de Saúde, que participará do evento aferindo pressão; a Secretaria de Esporte e Lazer, que disponibilizará profissionais de educação física para orientar sobre o uso adequado de equipamentos disponíveis no Parque; a Guarda Municipal; o Corpo de Bombeiros; a Polícia Ambiental; a Cesama; a ONG Prea e as empresas Biokratos e Seriema.

*Informações com Assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3690-7454.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa