| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 16/8/2013 - 17:02



“Ler + JF” – Secretaria de Educação e Funalfa estudam parceria para transformar bibliotecas escolares em espaços comunitários



A Secretaria de Educação (SE) e a Funalfa estão em fase de estudos para a concretização de uma parceria para que as bibliotecas escolares se transformem em espaços comunitários de incentivo à leitura, visando à ampliação do atendimento que é feito atualmente. O objetivo é, além de receber os alunos das respectivas instituições, ampliar o acesso aos familiares dos estudantes e moradores da região. O projeto, que irá beneficiar todas as regiões da cidade e criar espaços abertos e dinâmicos para a prática da leitura, receberá o nome de “Ler + JF”.

Agregar cultura, arte e educação é a ideia principal da iniciativa, que deverá ser iniciada nos bairros com maior vulnerabilidade, fomentando a leitura entre os grupos que possuem menor acesso à literatura. A intenção da Secretaria de Educação e da Funalfa é transformar os espaços que hoje são destinados a alunos e professores em locais que irradiem cultura. Desta forma, pretende-se incentivar o aumento da permanência do aluno, de sua família e da comunidade no ambiente escolar.

“Ler + JF” será mais uma iniciativa da Prefeitura para manter Juiz de Fora como uma das cidades do interior de Minas Gerais com os melhores índices de leitura. Como foi divulgado esta semana pela Agência Minas, um levantamento inédito realizado pela Câmara Mineira do Livro (CML) revela que, entre oito cidades polo, a segunda que apresenta os melhores índices de leitura é Juiz de Fora, com 8,14 livros/ano, ficando atrás apenas de Poços de Caldas, com 9,78. O índice de Juiz de Fora representa mais que o dobro da média nacional, apontada em 3,6. A pesquisa foi realizada em Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares, Patos de Minas e Montes Claros.

Além dos benefícios para toda a comunidade, a parceria a ser firmada entre SE e Funalfa facilitará o surgimento de novos acordos e convênios para captação de verbas públicas e aquisição de acervo, principalmente por meio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A participação da Funalfa neste projeto permitirá que os espaços de leitura nas escolas sejam coordenados por profissionais com habilitação na área. Através do “Ler + JF”, a SE ficará responsável pela cessão dos espaços e aquisição do acervo e a Funalfa, pela cessão de profissionais e implementação de programas que serão desenvolvidos junto ao público atendido.

A dinamização dos espaços de leitura também foi um dos assuntos propostos no 6º Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares, que aconteceu no dia 20 de junho, sendo uma iniciativa das associações de Amigos da Biblioteca Municipal Murilo Mendes e dos Bibliotecários de Minas Gerais, Banco do Brasil, Biblioteca Murilo Mendes e Funalfa. O evento contou com a participação da Secretaria de Educação e da Funalfa.

Reestruturação
Para cumprir a redução de cinco minutos módulo/aula do professor, algumas readequações estão sendo necessárias para o funcionamento das escolas. Sendo assim, a SE decidiu por reorganizar o funcionamento dos projetos do intraturno (realizados durante o turno dos alunos). Neste cenário, excetuam-se os projetos de informática, que não passaram por alterações. No entanto, foi garantido o funcionamento de todos os demais projetos do contraturno, não havendo nenhuma orientação da SE para que as escolas encerrem estes trabalhos.

O Conselho Municipal de Educação (CME) aprovou que os professores que atuavam exclusivamente nas práticas de leitura, ou seja, fora das salas de aula, assumissem a regência, fomentando a leitura no dia a dia da escola, garantindo a interdisciplinaridade, sem deixar de atuar nos espaços coletivos, como nas bibliotecas, que deverão funcionar como um dos importantes instrumentos de apoio pedagógico. Elas deverão ser utilizadas por professores de todas as disciplinas, sendo um ambiente propício para a ampliação dos conhecimentos de todas as áreas, sempre com incentivo dos educadores.

A SE está realizando os últimos ajustes, tendo em vista que algumas escolas enviaram seus quadros de carga horária no final de julho, e já está buscando alternativas para garantir o funcionamento das bibliotecas de todas as escolas. É importante ressaltar que muitas escolas já estão com suas bibliotecas em pleno funcionamento.

A decisão da SE vai ao encontro do que o próprio Ministério da Educação (MEC) determina com alguns de seus programas, como é o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que orienta a realização das práticas de incentivo à leitura em todas as disciplinas e em diversos ambientes da escola.

Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (SE) e o MEC, é realizado em 60 escolas da rede municipal. O objetivo é aumentar o tempo de permanência diária do aluno no estabelecimento de ensino, incentivando a participação em atividades que melhorem o rendimento escolar e que contribuam para a promoção da paz nas comunidades escolares. Para estes projetos, são disponibilizados mais de 470 professores.

Circuito de Leituras
As escolas municipais desenvolvem, sob a orientação da SE, o Projeto Circuito de Leituras, que integra as ideias entre as instituições de ensino e entre escola e comunidade. As atividades são criadas, interdisciplinarmente, a partir de obras literárias, em forma de contação de história, teatro, artes visuais, música, dança, entre outros. Este ano, entre 26 e 30 de agosto, as escolas da rede municipal farão um intercâmbio, apresentando os trabalhos preparados pelos estudantes.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação pelo telefone 3690-8497.



 IMPRIMIR 
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
24/4/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Profa. Marlene Barros criam podcast de entrevistas
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2