ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/10/2014
SECRETARIA DE SAÚDE
Servidores da Atenção Primária participam de curso de capacitação para tratamento de tuberculose

22/10/2014
SECRETARIA DE SAÚDE
Unidades de saúde continuam promovendo atividades para a campanha “Outubro Rosa”

22/10/2014
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Instituto Granbery receberá doações para campanha do “Outubro Rosa” através do projeto “Bem Comum”

22/10/2014
SECRETARIA DE TRANSPORTE
Linha 549-Nova Germânia passa a atender a E.M. Augusto Gotardelo

22/10/2014
SDS
“Aulão de Capoeira” reúne 65 crianças e adolescentes no Curumim Santa Maria

22/10/2014
SDEER
JFEmpregos anuncia novas oportunidades de trabalho

22/10/2014
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Aluno da E.M. União da Betânia é premiado na reunião de diretores promovida pela SE

22/10/2014
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Preço do leite tipo C tem “aumento” de um centavo na semana

22/10/2014
DEMLURB
Projeto “Bem Comum” - Prefeitura doa mais de dois mil pneus à Anip

22/10/2014
DEMLURB
Avenida Mello Reis, Paineiras e Morro da Glória recebem trabalhos de conservação do Demlurb

22/10/2014
SDS
Jovens da Casa da Menina Artesã e do Agente do Amanhã se reúnem para oficinas de artesanato

22/10/2014
SDS
Iniciativa inédita da SDS leva qualificação profissional a egressos do sistema prisional através do Pronatec

22/10/2014
FUNALFA
Festival de Bandas Novas: oito apresentações neste sábado

22/10/2014
FUNALFA
Alunos do projeto “Escola de Escritores” têm textos escolhidos em concurso nacional

22/10/2014
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Professores e alunos fazem arte – Abertura das Mostras da Secretaria de Educação acontece nesta quinta-feira

22/10/2014
CESAMA
Funcionários da Cesama participam de palestra sobre aposentadoria no Regime Geral da Previdência

22/10/2014
EMPAV
Empav inicia asfaltamento no Residencial 24 de Junho

21/10/2014
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Tupi x Paysandu: Acesso ao estádio será modificado para a partida decisiva

21/10/2014
CESAMA
Rodízio no abastecimento - Regiões leste, sudeste e sul serão afetadas nestas quarta e quinta feiras

21/10/2014
SDS
Adolescentes do Curumim Santa Rita trabalham a diversidade cultural e confeccionam “filtros dos sonhos”

21/10/2014
FUNALFA
Workshop de produção cultural oferece formação para profissionais e estudantes

21/10/2014
DEMLURB
Demlurb trabalha nos bairros N. S.ª Aparecida e Bairu, em Torreões e nos cemitérios da cidade

21/10/2014
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Projeto “Bem Comum” estimula doação de sangue

21/10/2014
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Centro de Convivência do Idoso promove ações com foco nos laços familiares

21/10/2014
SDEER
JFEmpregos anuncia novas oportunidades

JUIZ DE FORA - 13/12/2012 - 10:49
Notícias de: SECRETARIA DE SAÚDE


Novo Departamento de Saúde da Criança e Adolescente é inaugurado nesta sexta-feira



O prefeito Custódio Mattos inaugura nesta sexta-feira, 14, às 15h30, as novas instalações do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). Os serviços que eram prestados na Avenida dos Andradas e na Rua Espírito Santo serão transferidos para a Rua São Sebastião 772/776, Centro. O novo DSCA começa a funcionar na segunda-feira, 17, das 7h às 18h. A entrega oficial da nova unidade contará com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e da secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro.

Para que as crianças tenham o conforto e a assistência necessários para cada faixa etária, no térreo foram estruturados nove consultórios (pediatria e especialidades), uma farmácia, sala de nebulização, sala de fisioterapia, sala de marcação de consultas, sala de espera e recepção. No primeiro andar concentram-se a administração e imunizações com cinco consultórios, sala Teste do Pezinho, sala Teste Alérgico / Eletrocardiograma, sala de Imunizações, Almoxarifado, recepção, quatro banheiros, dois para funcionários e dois, adaptados, para usuários – masculino/feminino.

No segundo andar vai funcionar o Banco de Leite e o Projeto de Reabilitação e Estimulação Visual (Prev) com cinco Consultórios, sala de Esterilização, sala de Coleta de Leite Humano, Laboratório de Controle de Qualidade, Laboratório de Controle de Estoque, Vestiário, coordenação do Banco de Leite, coordenação do Prev e quatro banheiros, sendo dois deles adaptados. Já no terceiro andar vai funcionar o Serviço de Atenção à Saúde do Adolescente (Sasad), com seis consultórios, sala de Enfermagem, sala de Psicologia, sala de Reunião, duas salas de Espera, recepção, coordenação e quatro banheiros, sendo dois adaptados.

A secretária de Saúde antecipa que uma das principais propostas da mudança foi reunir em um único local os serviços que eram prestados em duas unidades diferentes, distantes e em condições inadequadas. “Priorizamos otimizar a prestação dos serviços do DSCA, que são de muitíssima qualidade, e ao mesmo tempo proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais do Departamento”, destaca Maria Helena.

Entre os serviços prestados pelo DSCA destacam-se o Ambulatório de Síndrome de Down, Cultive Mais, Eletrocardiograma, Fisioterapia, Follow-Up Rn de Risco, Programa de Reabilitação e Estimulação Visual, Serviço de Atenção ao Desnutrido, Serviço de Atenção a Saúde do Adolescente, Serviço Especial de Puericultura, TesteAlérgico, Teste do Pezinho e Vacinação. Os usuários contam ainda com especialidades em cardiologia, cirurgia infantil, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, homeopatia,nefrologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, pediatria clínica, pneumologia, psicologia e psiquiatria.

Ao todo, 84 profissionais compõem o quadro da unidade, entre eles, 51 médicos, cinco enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem. O DSCA mantém, ainda, convênio para estágio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Suprema, Unipac e Centro de Ensino Superior (CES). O DSCA realiza, em média, 10 mil consultas de especialidades do SUS por mês.

Assistência em saúde no município

Com programas e assistência voltados para a promoção da saúde das crianças de Juiz de Fora, a Secretaria de Saúde desenvolve projetos e campanhas visando melhorar a cada dia a qualidade de vida dessa faixa da população no município. Todas as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS) foram alcançadas em 2011 e 2012: contra a Influenza (gripe) houve um crescimento de 10% no índice vacinal se comparados os períodos de 2007 a 2011; contra a paralisia infantil, a secretaria vacinou 96,54% do público infantil com faixa etária entre zero a menor de cinco anos residentes na cidade. Nos últimos cinco anos, Juiz de Fora nunca havia alcançado um desempenho tão bom como aconteceu em 2011.

Entre outros projetos e serviços, as crianças da rede contam com atividades educativas e de saúde como o projeto Agentes Mirins de Combate à Dengue, a Brinquedoteca no HPS, programa de prevenção a asma, Programa “Cultive Mais”, Educanvisa da Vigilância Sanitária, com os projetos Ambulatório de Síndrome de Down e o de reabilitação visual do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). “Em 2011, Juiz de Fora apresentou os menores indicadores de mortalidade materno-infantil dos últimos 12 anos. Juiz de Fora, registrou taxa de mortalidade materno-infantil de 30,5 para cada cem mil nascidos vivos e 13,4 para cada mil nascidos vivos (13,4/1000), respectivamente. O número representa uma redução da mortalidade infantil de 45% se comparados ao ano de 2001, cuja taxa foi a maior do período, chegando a 24,3/1000”, lembra a secretária de Saúde.

A assistência à saúde da criança em Juiz de Fora inicia na Atenção Primária à Saúde (APS), através das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) e tradicionais, nas Uaps. Elas são responsáveis pelo atendimento básico, como a realização de puericultura, acompanhamento do crescimento em relação a distúrbios nutricionais; desenvolvimento, por meio do monitoramento e estímulo das etapas neurofuncionais dos bebês; incentivo ao aleitamento materno; assistência às doenças respiratórias, gastrointestinais e diarreias, entre outras.

Na atenção secundária, a assistência é prestada pelo Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), onde concentram-se a maioria das especialidades médicas voltadas para a saúde da criança. Além disso, disponibilizam vacina para a população de áreas descobertas pela APS, teste do pezinho, programa de promoção da saúde do adolescente, controle de internação, contato com hospitais para assistência a recém-nascidos que apresentam riscos sociais ou biológicos ao nascer, como prematuridade e infecções e que vão necessitar de atendimento multidisciplinar.

Já o atendimento terciário ocorre pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI), local de curta permanência com estrutura para atendimentos de urgência e emergência. Os principais hospitais conveniados à rede SUS de Juiz de Fora para atendimento às crianças do município são: Dr. João Penido, Santa Casa de Misericórdia e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. O PAI realiza, em média, 1.800 atendimentos por mês na unidade.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 / 7389.

Imprimir