ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/5/2015
CESAMA
Represa de São Pedro apresenta pequena queda e demais mananciais mantêm níveis acumulados

22/5/2015
FUNALFA
“Cinderela” é o filme desta semana no Clube do Professor

22/5/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Secretaria de Saúde realiza evento educativo para envelhecimento saudável

22/5/2015
SECRETARIA DE OBRAS
Secretaria de Obras inicia reconstituição de floreira na Avenida Ibitiguaia

22/5/2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“Bem Comum” promove mais um “Espaço Diversão” para as crianças assistidas pela Defesa Civil

21/5/2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Juiz de Fora sedia o 11º Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira - Edição Zona da Mata

21/5/2015
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Termina neste sábado a “1ª Semana Paralímpica de 2015” em Juiz de Fora

21/5/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

21/5/2015
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Ovos brancos, extrato de tomate e laranja registram as maiores variações de preço no “Guia do Consumidor” desta semana

21/5/2015
SDS
“Encontro de Mulheres” no Cras Leste São Benedito discute direitos femininos

21/5/2015
SECRETARIA DE TRANSPORTE
Vias dos bairros Monte Castelo e Bonfim são interditadas para eventos católicos

21/5/2015
PREFEITO
Prefeito pede agilidade do Governo estadual para conclusão das obras do Hospital Regional

21/5/2015
FUNALFA
"Corredor Cultural” marca comemoração dos 165 anos de Juiz de Fora

21/5/2015
FUNALFA
Festival Cinves recebe pianista Flávio Augusto com recital de Schumann

21/5/2015
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Cesta básica registra aumento de 2,58% nesta quinta-feira

21/5/2015
SDEER
JFEmpregos oferece 35 novas oportunidades de trabalho

21/5/2015
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Programa de Mecanização Agrícola atende 39 produtores e obtém 2.470 toneladas de ensilagem

21/5/2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Estudantes do curso de Arquitetura da UFJF participam de oficinas de restauração

21/5/2015
SECRETARIA DE TRANSPORTE
Ruas do Bairro Mundo Novo são interditadas para comemorações do “Dia de Nossa Senhora Auxiliadora”

21/5/2015
SECRETARIA DE TRANSPORTE
Settra disponibiliza quatro ônibus extras para atendimento aos torcedores do Tupi

21/5/2015
EMPAV
Empav realiza asfaltamento no Bairro Pedras Preciosas

21/5/2015
SDS
Pronatec promove concurso de redação para egressos da qualificação profissional

20/5/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Secretário visita residências terapêuticas para avaliar situação de acolhimento de usuários

20/5/2015
CESAMA
Museu Ferroviário recebe palestra da equipe de conscientização da Cesama

20/5/2015
FUNALFA
Projeto “Café Filosófico” exibe filme e promove debate no CCBM

JUIZ DE FORA - 13/12/2012 - 10:49
Notícias de: SECRETARIA DE SAÚDE


Novo Departamento de Saúde da Criança e Adolescente é inaugurado nesta sexta-feira



O prefeito Custódio Mattos inaugura nesta sexta-feira, 14, às 15h30, as novas instalações do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). Os serviços que eram prestados na Avenida dos Andradas e na Rua Espírito Santo serão transferidos para a Rua São Sebastião 772/776, Centro. O novo DSCA começa a funcionar na segunda-feira, 17, das 7h às 18h. A entrega oficial da nova unidade contará com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e da secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro.

Para que as crianças tenham o conforto e a assistência necessários para cada faixa etária, no térreo foram estruturados nove consultórios (pediatria e especialidades), uma farmácia, sala de nebulização, sala de fisioterapia, sala de marcação de consultas, sala de espera e recepção. No primeiro andar concentram-se a administração e imunizações com cinco consultórios, sala Teste do Pezinho, sala Teste Alérgico / Eletrocardiograma, sala de Imunizações, Almoxarifado, recepção, quatro banheiros, dois para funcionários e dois, adaptados, para usuários – masculino/feminino.

No segundo andar vai funcionar o Banco de Leite e o Projeto de Reabilitação e Estimulação Visual (Prev) com cinco Consultórios, sala de Esterilização, sala de Coleta de Leite Humano, Laboratório de Controle de Qualidade, Laboratório de Controle de Estoque, Vestiário, coordenação do Banco de Leite, coordenação do Prev e quatro banheiros, sendo dois deles adaptados. Já no terceiro andar vai funcionar o Serviço de Atenção à Saúde do Adolescente (Sasad), com seis consultórios, sala de Enfermagem, sala de Psicologia, sala de Reunião, duas salas de Espera, recepção, coordenação e quatro banheiros, sendo dois adaptados.

A secretária de Saúde antecipa que uma das principais propostas da mudança foi reunir em um único local os serviços que eram prestados em duas unidades diferentes, distantes e em condições inadequadas. “Priorizamos otimizar a prestação dos serviços do DSCA, que são de muitíssima qualidade, e ao mesmo tempo proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais do Departamento”, destaca Maria Helena.

Entre os serviços prestados pelo DSCA destacam-se o Ambulatório de Síndrome de Down, Cultive Mais, Eletrocardiograma, Fisioterapia, Follow-Up Rn de Risco, Programa de Reabilitação e Estimulação Visual, Serviço de Atenção ao Desnutrido, Serviço de Atenção a Saúde do Adolescente, Serviço Especial de Puericultura, TesteAlérgico, Teste do Pezinho e Vacinação. Os usuários contam ainda com especialidades em cardiologia, cirurgia infantil, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, homeopatia,nefrologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, pediatria clínica, pneumologia, psicologia e psiquiatria.

Ao todo, 84 profissionais compõem o quadro da unidade, entre eles, 51 médicos, cinco enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem. O DSCA mantém, ainda, convênio para estágio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Suprema, Unipac e Centro de Ensino Superior (CES). O DSCA realiza, em média, 10 mil consultas de especialidades do SUS por mês.

Assistência em saúde no município

Com programas e assistência voltados para a promoção da saúde das crianças de Juiz de Fora, a Secretaria de Saúde desenvolve projetos e campanhas visando melhorar a cada dia a qualidade de vida dessa faixa da população no município. Todas as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS) foram alcançadas em 2011 e 2012: contra a Influenza (gripe) houve um crescimento de 10% no índice vacinal se comparados os períodos de 2007 a 2011; contra a paralisia infantil, a secretaria vacinou 96,54% do público infantil com faixa etária entre zero a menor de cinco anos residentes na cidade. Nos últimos cinco anos, Juiz de Fora nunca havia alcançado um desempenho tão bom como aconteceu em 2011.

Entre outros projetos e serviços, as crianças da rede contam com atividades educativas e de saúde como o projeto Agentes Mirins de Combate à Dengue, a Brinquedoteca no HPS, programa de prevenção a asma, Programa “Cultive Mais”, Educanvisa da Vigilância Sanitária, com os projetos Ambulatório de Síndrome de Down e o de reabilitação visual do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). “Em 2011, Juiz de Fora apresentou os menores indicadores de mortalidade materno-infantil dos últimos 12 anos. Juiz de Fora, registrou taxa de mortalidade materno-infantil de 30,5 para cada cem mil nascidos vivos e 13,4 para cada mil nascidos vivos (13,4/1000), respectivamente. O número representa uma redução da mortalidade infantil de 45% se comparados ao ano de 2001, cuja taxa foi a maior do período, chegando a 24,3/1000”, lembra a secretária de Saúde.

A assistência à saúde da criança em Juiz de Fora inicia na Atenção Primária à Saúde (APS), através das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) e tradicionais, nas Uaps. Elas são responsáveis pelo atendimento básico, como a realização de puericultura, acompanhamento do crescimento em relação a distúrbios nutricionais; desenvolvimento, por meio do monitoramento e estímulo das etapas neurofuncionais dos bebês; incentivo ao aleitamento materno; assistência às doenças respiratórias, gastrointestinais e diarreias, entre outras.

Na atenção secundária, a assistência é prestada pelo Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), onde concentram-se a maioria das especialidades médicas voltadas para a saúde da criança. Além disso, disponibilizam vacina para a população de áreas descobertas pela APS, teste do pezinho, programa de promoção da saúde do adolescente, controle de internação, contato com hospitais para assistência a recém-nascidos que apresentam riscos sociais ou biológicos ao nascer, como prematuridade e infecções e que vão necessitar de atendimento multidisciplinar.

Já o atendimento terciário ocorre pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI), local de curta permanência com estrutura para atendimentos de urgência e emergência. Os principais hospitais conveniados à rede SUS de Juiz de Fora para atendimento às crianças do município são: Dr. João Penido, Santa Casa de Misericórdia e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. O PAI realiza, em média, 1.800 atendimentos por mês na unidade.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 / 7389.

Imprimir