NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 12/8/2011 - 18:33

"Viaje neste trem" - Museu Ferroviário abre concurso cultural para alunos do ensino fundamental

Em comemoração ao aniversário do Museu Ferroviário de Juiz de Fora - Estação Arte, que em agosto completa oito anos, a instituição promove o sexto concurso cultural para alunos do ensino fundamental da rede de ensino de Juiz de Fora. As inscrições já estão abertas e seguem até 9 de setembro.

O concurso intitulado “Viaje neste Trem” convida os estudantes a uma “viagem imaginária”, a ser relatada através de uma história em quadrinhos. O objetivo é estimular a reflexão sobre o trem como meio de transporte que possibilita o deslocamento no espaço geográfico, a exploração de novos territórios e o intercâmbio cultural.

De acordo com a diretora do Museu Ferroviário - Estação Arte, Raphaela Corrêa, o ato de viajar provoca novas sensações e aprendizados, transformando a maneira de ver e compreender o mundo e o “outro”. “Ao viajar, não anulamos as referências que temos sobre a cultura e o lugar de onde viemos. Essas referências viajam conosco, como uma “bagagem”, e ao chegarmos ao nosso destino, compartilhamos com quem conhecemos e trocamos experiências”, reitera.

Os autores das sete melhores histórias em cada uma das categorias: I) 3º ao 5º ano e II) 6º ao 9º ano serão premiados com uma viagem a Tiradentes e São João del Rei (MG) incluindo o passeio de Maria Fumaça entre essas cidades, com tudo pago e direito a um acompanhante. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão a ser indicada pela Funalfa e Secretaria de Educação.

Os ganhadores também receberão certificados de premiação no concurso “Viaje neste Trem” e terão seus trabalhos reproduzidos em um jogo de memória a ser confeccionado pela Funalfa. Posteriormente, o material será distribuído às escolas e aos alunos participantes, bem como a outros centros artísticos e culturais da cidade.

Os trabalhos deverão ser desenvolvidos na escola, em folha-modelo disponibilizada no Museu Ferroviário (Avenida Brasil 2.001, Centro) e no site da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br - , no qual também estará disponível para download o regulamento do concurso.

Para a criação dos trabalhos, recomenda-se que o candidato seja sensibilizado sobre a temática proposta, podendo usar como ponto de partida uma visita ao Museu Ferroviário e consulta ao material de apoio disponibilizado no blog do Sr. Amu (Amigos do Museu): .

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora - Estação Arte é administrado pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 3690-7055.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelos telefones 3690-7044 / 7045.

24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS