NOTÍCIAS: CPL
JUIZ DE FORA - 8/4/2011 - 12:02

Definida empresa responsável por execução das obras de pavimentação da JK

Portal de Notícias PJF | Definida empresa responsável por execução das obras de pavimentação da JK | CPL - 8/4/2011
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, na manhã desta sexta-feira, 8, processo licitatório para definir empresa responsável pela execução dos serviços de pavimentação asfáltica na Avenida Juscelino Kubitschek, no trecho entre o acesso à BR-267 e o Distrito Industrial. O Consórcio Bandeirantes / ZAG, de São Carlos / Belo Horizonte, apresentou o menor preço global e foi habilitado a realizar a obra, com a proposta de R$ 3.771.064,84. O valor apresentado pela empresa é R$ 79.029,22 menor do que o valor de referência da licitação, que era de R$ 3.850.994,06.

Outras três empresas participaram do processo: JRO Pavimentação Ltda. de Piraí (RJ), Empa S/A Serviços de Engenharia, de Belo Horizonte (MG), e Construral Ltda., de Cataguases (MG). No entanto, as duas últimas sociedades empresárias foram inabilitadas por não atenderem integralmente a alguns itens do edital.

O processo segue agora para homologação da Secretaria de Obras. O prazo de execução da obra será de cinco meses, a partir da primeira ordem de serviço. Conforme projeto elaborado pela Subsecretaria de Coordenação e Projetos da Secretaria de Obras, as pistas nos dois sentidos da Avenida JK receberão asfalto novo no trecho, totalizando 3.498m de extensão. As obras incluem a fresagem para remoção do asfalto desgastado, melhoria do sub-leito com compactação para obtenção de suporte compatível ao tráfego, construção de base em brita graduada nos pontos onde houver necessidade, imprimação, pintura de ligação e aplicação de novo asfalto.

Para execução deste primeiro trecho de obras, a PJF buscou financiamento junto ao Programa Estadual de Modernização Institucional e Ampliação da Infraestrutura em Municípios (Novo Somma), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Os recursos para o financiamento das obras foram obtidos a partir da linha voltada para a construção, recuperação e reparação de infraestrutura urbana - Novo Somma Infra. Na JK, as pistas passarão por uma completa restauração, uma vez que o asfalto da via encontra-se desgastado.

Depois de mais de uma década sem investimentos, somente agora a JK, que é o principal via que interliga a Região Norte às demais áreas de Juiz de Fora, está recebendo novos investimentos que incluem, além do asfalto, redes de captação de águas pluviais que irão solucionar os pontos críticos de alagamentos. Para estas obras de captação pluvial na altura dos bairros Francisco Bernardino/Industrial, Barbosa Lage - em dois pontos - e Araújo, a PJF está investindo cerca de R$ 4,5 milhões em obras de drenagem, que incluem a construção de três túneis bala, além de galerias e redes secundárias de drenagem, eliminando não só os problemas na própria avenida como nos bairros por onde as redes passam. Além de melhoria para os usuários da via, as obras significarão maior segurança e agilidade para o transporte coletivo.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 / 7599.

23/4/2024 - SE
E. M. Prefeito Dilermando Cruz Filho promove ações de enfrentamento a bullying e violência no ambiente escolar
23/4/2024 - SE
Contação de histórias e viagens literárias encantam estudantes da E. M. Marlene Barros