NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 7/4/2011 - 15:49

Portal de Notícias PJF | Casos de dengue caem 75% de janeiro até agora e índice de infestação de larvas é reduzido à metade  | SS - 7/4/2011
O esforço concentrado da Prefeitura de Juiz de Fora no combate à dengue resultou, até o momento, na redução em 75% do número de casos da doença no município, comparado com o mesmo período do ano passado, e na diminuição, pela metade, da incidência de focos de larvas do mosquito transmissor da moléstia, conforme revelou o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) – o anterior foi realizado no mês de janeiro (veja anexo). O LIRAa apresentou diminuição de infestação predial de 6,40 para 3,27 de focos de larvas do mosquito da dengue.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 7, pelo secretário de Saúde, Cláudio Reiff, em entrevista coletiva à imprensa. “A comemoração ainda é precoce, mas é muito gratificante este resultado”, frisou Reiff, destacando que a curva decrescente de infestação é histórica na cidade e diverge do que está ocorrendo em várias partes do país, onde os números da dengue crescem a cada dia.

A 13ª Semana Epidemiológica apontou uma queda de 1.946 casos confirmados da doença em 2010, para 489 em 2011. Em se tratando de notificações, ou seja, aqueles que ainda não foram confirmados ou descartados, o número caiu de 2.091 em 2010, para 770 em 2011.

“Além de ainda não termos registrado nenhum óbito, que é o mais importante, essa redução equivale a uma economia de R$ 4 milhões para o município”, afirmou Reiff. “A previsão feita com base no LIRAa de janeiro era alarmante”, observou. De acordo com os levantamentos iniciais, previa-se mais de 60 óbitos neste ano, informou.

O secretário salientou a importância da participação do prefeito Custódio Mattos na guerra contra a dengue deflagrada em Juiz de Fora. Tão logo tomou conhecimento do LIRAa de janeiro, o prefeito Custódio Mattos reuniu sua equipe e determinou que fosse feito um enorme esforço para que se evitasse nova epidemia e novas mortes – no ano passado, foram registrados 17 óbitos no município.

Os trabalhos envolveram a contratação imediata de 86 agentes de combate a endemias, que contaram com o apoio dos agentes comunitários de saúde; contratação de veículos para coleta de lixo; e uma ampla campanha publicitária em TVs e rádios, além de outras ferramentas de comunicação para conscientizar a população. Conforme destacou o secretário de Saúde, esse trabalho foi determinante para o engajamento da sociedade, que compreendeu o apelo do Executivo e colaborou com as Batalhas Regionais – essas atividades mobilizaram mais de mil servidores e parceiros, como o Exército, a Polícia Militar, igrejas, entre outros, no recolhimento de todo tipo de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

O envolvimento da população é esperado também durante as Batalhas Locais, que já estão sendo realizadas há duas semanas e agora serão norteadas pelo resultado do novo LIRAa. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, espera que a conscientização continue, já que foi detectado que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências ou em seu entorno. Moradores dos bairros Granjas Betânia, Parque Guarani, Bandeirantes, Bom Clima, Nossa Senhora das Graças, Eldorado e Santa Terezinha deverão ter atenção redobrada, já que foi a região que apresentou o maior índice de infestação de larvas: 5,92.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos