SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PROCON
Reclamações sobre assuntos financeiros têm aumento de 72,14% no Procon/JF

FUNALFA
Final de semana com quadrilhas, comidas típicas e música na Praça Antônio Carlos. É o “Arraiá da Cidade”

JF Foto 15: Funalfa divulga resultado da mostra fotográfica coletiva

PROCON
Procon Móvel atende consumidores no Bairro Bela Aurora

CESAMA
Rodízio no abastecimento - Mananciais registram queda, e Cesama reforça pedido de uso racional da água

FUNALFA
Centro de Artes e Esportes Unificados oferece oficina gratuita de turbante no sábado

DEMLURB
Evento reúne atletas e moradores do Bairro São Pedro em favor do esporte na BR-440

SECRETARIA DE SAÚDE
Secretaria de Saúde abre debate sobre gestão das Uaps

SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
24º Torneio de Monte Verde – animal ganhador produz média de 49,040 kg por dia

SECRETARIA DE SAÚDE
Uaps Nova Era suspende atendimentos por dois dias para realizar pintura interna

SDS
Crianças do Curumim Vila Olavo Costa recebem mascotes do Demlurb para teatro sobre educação ambiental

MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Oficinas sobre sustentabilidade e cultura no Museu

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Poema de professora da rede municipal está em exposição no Museu de Língua Portuguesa

SECRETARIA DE TRANSPORTE
Nova Era: trecho da Rua Alípio de Oliveira passa a operar em mão única nesta terça-feira

EMPAV
Empav realiza manutenção em sete bairros

MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu capacita funcionários acerca da restauração

SDEER
JFEmpregos oferece 18 novas oportunidades

CESAMA
Mudança de procedimento - Aviso de débito será impresso na própria conta de água da Cesama

SECRETARIA DE OBRAS
Secretaria de Obras realiza limpeza de 1.675 bocas de lobo no primeiro semestre de 2015

CCBM: Concerto “Cosmophonia” garante viagem pelas galáxias nesta terça-feira

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Dez núcleos do programa JF Esporte e Cidadania mantêm atividades durante férias de julho

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Projeto de lei prevê utilização de equipamentos não letais pela Guarda Municipal

Cinema a R$1: animação “Divertida Mente” continua em cartaz na Sessão Cidadão

JUIZ DE FORA - 29/11/2010 - 09:43
Notícias de: SECRETARIA DE GOVERNO

Casamento Comunitário formaliza a união de 160 casais

O Casamento Comunitário de Juiz de Fora chegou a sua quinta edição realizando o sonho de mais 160 casais. A cerimônia ecumênica, promovida pela Prefeitura (PJF) na tarde do último sábado, 27, celebrou tanto a união de novos pares, quanto a confirmação de compromissos que já duram anos. Em comum entre casais das mais diferentes idades, a felicidade de terem suas uniões reconhecidas pela sociedade e testemunhadas por amigos e familiares.

Presente na cerimônia, o Prefeito Custódio Mattos disse aos recém-casados estar satisfeito por poder assistir à realização do sonho daquelas pessoas. “Nós da Prefeitura de Juiz de Fora estamos muito gratos por recebermos a confiança de todos os casais, que nos autorizaram a organizar e a realizar este dia tão planejado e esperado por vocês”.

A aposentada Nilza Maria da Silva, 63, esperou a chegada deste dia por sete anos. “Agora eu estou casada mesmo. Essa cerimônia faz toda a diferença para nós”, disse Nilza, referindo-se não só a seu esposo, Luiz Acorináreo, mas também a sua família. A aposentada é mãe de quatro filhos e possui sete netos –todos presentes, comemorando a ocasião.

Outra família brindava o momento no salão. A noiva Lúcia Goretti, 47, partilhou com a filha, Aline Goretti, 23, a alegria de trocar as alianças com seus companheiros. “Eu já vivo com o meu esposo há mais de 20 anos, mas hoje realizo um sonho. Estou feliz por mim e por minha filha, que foi a pessoa que me convenceu a estar aqui hoje”, comentou Lúcia.

Não só os recém-casados comemoravam os casamentos. “Fiz questão de vir prestigiar o casamento da minha prima. Ela sonhava com esse dia há muito tempo, mas como casar é muito caro, só agora que ela pode realizar esse desejo”, disse a manicure Silmara Medeiros, 25, familiar e convidada da noiva Amanda Barbosa, 25.

Além da cerimônia religiosa, conduzida pela representante espírita Míriam Joiro, e pelo pastor Luiz Santos, as 160 mulheres participaram, durante toda a manhã, do Dia da Noiva, também promovido pela PJF. Para entrar no salão de festas da maneira como sonharam, as noivas tiveram direito a maquiagem, penteado, buquê e alimentação. “Nos trataram muito bem o tempo todo. Posso dizer que meu sonho foi completamente realizado”, afirmou a noiva Natália Souza, 22 anos.

Outro noivo da cerimônia, Danilo Rodrigues, 29, disse ter ficado emocionado ao ver sua companheira, Adrielly Barbosa, 27, preparada para o casamento. “A minha esposa está linda, foi um sonho vê-la vestida deste jeito. A alegria é ainda maior porque as nossas duas filhas participaram da festa como nossas damas de honra”, afirmou. Quando questionada sobre o que faltava para que a união de seis anos com Danilo fosse realmente oficial, Adrielly definiu: “Ter a benção de Deus. Agora sim, estou casada”.

Além da festa, a PJF financia e cuida da publicação oficial do casamento civil dos noivos. De acordo com a coordenadora Especial de Políticas para as Mulheres, Sônia Parma, essa iniciativa tem, entre tantos objetivos, a proposta de oferecer a estas pessoas a formalização de uma união, que, muitas vezes, já é sólida, mas que não é reconhecida pela sociedade. “O casamento comunitário é uma ação inclusiva da Prefeitura, que tem a capacidade de dar visibilidade, reconhecimento e respeito às uniões. Este ato simbólico possibilita que as pessoas se sintam ajustadas a uma sociedade que dá muito valor à legalização da união”.

O evento, realizado no M. Hall, contou com o trabalho de cerca de 50 pessoas, e com o apoio da Fundação Nadir Goulart.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7245 / 7599.