SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Guia do Consumidor – Pesquisa da SAA aponta variação nos preços de produtos

Preço da cesta básica tem queda de R$ 7,12

SECRETARIA DE SAÚDE
Uaps Santa Cruz paralisa atendimento para obras de revitalização nesta sexta-feira

DEMLURB
Demlurb realiza capina e varrição em diversos bairros e nas feiras livres

FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar: Encontro de Artes Urbanas acontece neste sábado

SECRETARIA DE TRANSPORTE
Semana Nacional do Trânsito 2014: Settra participa de blitz educativa na MG 353 e promove “Dia mundial sem meu carro”

SDS
Evento celebra o Dia Internacional da Paz e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência neste domingo

SECRETARIA DE GOVERNO
1º Fórum de Segurança de Juiz de Fora quer redução de atos violentos na cidade

PREFEITO
Aberta a Semana Nacional do Trânsito em Juiz de Fora

SDEER
JFEmpregos anuncia novas oportunidades de trabalho

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Inscrições para contratação de professor de Matemática terminam nesta quinta-feira

MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Alunos da UFJF visitam obras do Museu

SDS
Capacitação para conselheiros aborda serviços de atendimento a crianças, jovens e idosos

SECRETARIA DE OBRAS
Secretaria de Obras realiza intervenção no Bairro Sagrado Coração

SDS
SDS e Amac promovem evento em comemoração ao Dia Nacional do Educador Social nesta sexta-feira

Projeto Bem Comum realiza doação de mudas

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Simulação de alagamento - Alunos de Comunicação participam de cobertura por meio do Bem Comum

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Servidores da Secretaria de Obras recebem palestra sobre o CRAS nesta sexta-feira

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“Bem Comum” – Parceria entre a Prefeitura e a Faculdade Estácio de Sá promove trote solidário com doações de cabelo

PROCON
“Projeto Procon Vai à Escola” encerra comemorações do aniversário do CDC

SDS
Solenidade marca um ano do reordenamento do serviço de acolhimento institucional no município

DEMLURB
Demlurb executa varrição na Alameda Engenheiro Gentil Forn e no Estádio Municipal

Preço do Leite C registra variação de um centavo

62ª ExpoFeira Agropecuária – Shows regionais valorizam a música local

JUIZ DE FORA - 29/11/2010 - 09:43
Notícias de: SECRETARIA DE GOVERNO

Casamento Comunitário formaliza a união de 160 casais

O Casamento Comunitário de Juiz de Fora chegou a sua quinta edição realizando o sonho de mais 160 casais. A cerimônia ecumênica, promovida pela Prefeitura (PJF) na tarde do último sábado, 27, celebrou tanto a união de novos pares, quanto a confirmação de compromissos que já duram anos. Em comum entre casais das mais diferentes idades, a felicidade de terem suas uniões reconhecidas pela sociedade e testemunhadas por amigos e familiares.

Presente na cerimônia, o Prefeito Custódio Mattos disse aos recém-casados estar satisfeito por poder assistir à realização do sonho daquelas pessoas. “Nós da Prefeitura de Juiz de Fora estamos muito gratos por recebermos a confiança de todos os casais, que nos autorizaram a organizar e a realizar este dia tão planejado e esperado por vocês”.

A aposentada Nilza Maria da Silva, 63, esperou a chegada deste dia por sete anos. “Agora eu estou casada mesmo. Essa cerimônia faz toda a diferença para nós”, disse Nilza, referindo-se não só a seu esposo, Luiz Acorináreo, mas também a sua família. A aposentada é mãe de quatro filhos e possui sete netos –todos presentes, comemorando a ocasião.

Outra família brindava o momento no salão. A noiva Lúcia Goretti, 47, partilhou com a filha, Aline Goretti, 23, a alegria de trocar as alianças com seus companheiros. “Eu já vivo com o meu esposo há mais de 20 anos, mas hoje realizo um sonho. Estou feliz por mim e por minha filha, que foi a pessoa que me convenceu a estar aqui hoje”, comentou Lúcia.

Não só os recém-casados comemoravam os casamentos. “Fiz questão de vir prestigiar o casamento da minha prima. Ela sonhava com esse dia há muito tempo, mas como casar é muito caro, só agora que ela pode realizar esse desejo”, disse a manicure Silmara Medeiros, 25, familiar e convidada da noiva Amanda Barbosa, 25.

Além da cerimônia religiosa, conduzida pela representante espírita Míriam Joiro, e pelo pastor Luiz Santos, as 160 mulheres participaram, durante toda a manhã, do Dia da Noiva, também promovido pela PJF. Para entrar no salão de festas da maneira como sonharam, as noivas tiveram direito a maquiagem, penteado, buquê e alimentação. “Nos trataram muito bem o tempo todo. Posso dizer que meu sonho foi completamente realizado”, afirmou a noiva Natália Souza, 22 anos.

Outro noivo da cerimônia, Danilo Rodrigues, 29, disse ter ficado emocionado ao ver sua companheira, Adrielly Barbosa, 27, preparada para o casamento. “A minha esposa está linda, foi um sonho vê-la vestida deste jeito. A alegria é ainda maior porque as nossas duas filhas participaram da festa como nossas damas de honra”, afirmou. Quando questionada sobre o que faltava para que a união de seis anos com Danilo fosse realmente oficial, Adrielly definiu: “Ter a benção de Deus. Agora sim, estou casada”.

Além da festa, a PJF financia e cuida da publicação oficial do casamento civil dos noivos. De acordo com a coordenadora Especial de Políticas para as Mulheres, Sônia Parma, essa iniciativa tem, entre tantos objetivos, a proposta de oferecer a estas pessoas a formalização de uma união, que, muitas vezes, já é sólida, mas que não é reconhecida pela sociedade. “O casamento comunitário é uma ação inclusiva da Prefeitura, que tem a capacidade de dar visibilidade, reconhecimento e respeito às uniões. Este ato simbólico possibilita que as pessoas se sintam ajustadas a uma sociedade que dá muito valor à legalização da união”.

O evento, realizado no M. Hall, contou com o trabalho de cerca de 50 pessoas, e com o apoio da Fundação Nadir Goulart.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7245 / 7599.