SECRETARIA DE ATIVIDADES URBANAS
CPA realiza primeira reunião

VICE-PREFEITO
Vice-prefeito recebe diploma de “Colaborador Emérito do Exército”

SECRETARIA DE GOVERNO
“JF+Vida” – Primeira reunião do comitê gestor discute metas do plano e o início dos “Diálogos Intersetoriais”

SDS
Poupança Jovem inicia ciclo de atividades para adolescentes e familiares

EMPAV
Prefeitura melhora iluminação da Travessa Doutor Prisco

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Seleção “Bom de Bola” joga na próxima semana

SDS
1ª Mostra de Direitos Humanos de Juiz de Fora apresenta experiências de sucesso das unidades da SDS

MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu divulga selecionados para workshop “Restauro de Jardins Históricos”

MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu promove palestra sobre “Acesso virtual aos museus” e lança livro do projeto Encontro de Educadores

Oficina Temática homenageia o Dia Internacional do Desenhista

SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Cesta básica regional registra queda de 0,12% no preço esta semana

SDEER
JFEmpregos oferece 11 novas oportunidades de trabalho

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Edital 260 – PJF abre inscrições para contratação de engenheiro civil

CESAMA
Rodízio no abastecimento - Cesama reforça pedido de uso racional da água após fim do período chuvoso

Museu abre no feriado

FUNALFA
“Mascarenhas Novos Ritmos” - Dia de rock´n`roll neste sábado

SECRETARIA DE SAÚDE
Dengue e febre chikungunya – Mutirão acontece neste sábado na zona sul

DEMLURB
Coleta de lixo será suspensa no feriado de Tiradentes

SECRETARIA DE OBRAS
Secretaria de Obras corrige erosão no Bairro Cerâmica

SECRETARIA DE TRANSPORTE
Settra disponibiliza atendimento extra de ônibus para a UFJF e para o Cruzeiro de Santo Antônio neste final de semana

FUNALFA
Clube do Professor exibe “Velozes e Furiosos 7”

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação elege novos membros do Conselho da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação

PREFEITO
Prefeito anuncia melhorias no transporte público em visita ao Jardim Pedras Preciosas

16/4/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Comissão da Assembleia Legislativa discute situação da saúde em Juiz de Fora e na região

16/4/2015
SDEER
JFEmpregos oferece 26 novas oportunidades de trabalho

JUIZ DE FORA - 29/11/2010 - 09:43
Notícias de: SECRETARIA DE GOVERNO

Casamento Comunitário formaliza a união de 160 casais

O Casamento Comunitário de Juiz de Fora chegou a sua quinta edição realizando o sonho de mais 160 casais. A cerimônia ecumênica, promovida pela Prefeitura (PJF) na tarde do último sábado, 27, celebrou tanto a união de novos pares, quanto a confirmação de compromissos que já duram anos. Em comum entre casais das mais diferentes idades, a felicidade de terem suas uniões reconhecidas pela sociedade e testemunhadas por amigos e familiares.

Presente na cerimônia, o Prefeito Custódio Mattos disse aos recém-casados estar satisfeito por poder assistir à realização do sonho daquelas pessoas. “Nós da Prefeitura de Juiz de Fora estamos muito gratos por recebermos a confiança de todos os casais, que nos autorizaram a organizar e a realizar este dia tão planejado e esperado por vocês”.

A aposentada Nilza Maria da Silva, 63, esperou a chegada deste dia por sete anos. “Agora eu estou casada mesmo. Essa cerimônia faz toda a diferença para nós”, disse Nilza, referindo-se não só a seu esposo, Luiz Acorináreo, mas também a sua família. A aposentada é mãe de quatro filhos e possui sete netos –todos presentes, comemorando a ocasião.

Outra família brindava o momento no salão. A noiva Lúcia Goretti, 47, partilhou com a filha, Aline Goretti, 23, a alegria de trocar as alianças com seus companheiros. “Eu já vivo com o meu esposo há mais de 20 anos, mas hoje realizo um sonho. Estou feliz por mim e por minha filha, que foi a pessoa que me convenceu a estar aqui hoje”, comentou Lúcia.

Não só os recém-casados comemoravam os casamentos. “Fiz questão de vir prestigiar o casamento da minha prima. Ela sonhava com esse dia há muito tempo, mas como casar é muito caro, só agora que ela pode realizar esse desejo”, disse a manicure Silmara Medeiros, 25, familiar e convidada da noiva Amanda Barbosa, 25.

Além da cerimônia religiosa, conduzida pela representante espírita Míriam Joiro, e pelo pastor Luiz Santos, as 160 mulheres participaram, durante toda a manhã, do Dia da Noiva, também promovido pela PJF. Para entrar no salão de festas da maneira como sonharam, as noivas tiveram direito a maquiagem, penteado, buquê e alimentação. “Nos trataram muito bem o tempo todo. Posso dizer que meu sonho foi completamente realizado”, afirmou a noiva Natália Souza, 22 anos.

Outro noivo da cerimônia, Danilo Rodrigues, 29, disse ter ficado emocionado ao ver sua companheira, Adrielly Barbosa, 27, preparada para o casamento. “A minha esposa está linda, foi um sonho vê-la vestida deste jeito. A alegria é ainda maior porque as nossas duas filhas participaram da festa como nossas damas de honra”, afirmou. Quando questionada sobre o que faltava para que a união de seis anos com Danilo fosse realmente oficial, Adrielly definiu: “Ter a benção de Deus. Agora sim, estou casada”.

Além da festa, a PJF financia e cuida da publicação oficial do casamento civil dos noivos. De acordo com a coordenadora Especial de Políticas para as Mulheres, Sônia Parma, essa iniciativa tem, entre tantos objetivos, a proposta de oferecer a estas pessoas a formalização de uma união, que, muitas vezes, já é sólida, mas que não é reconhecida pela sociedade. “O casamento comunitário é uma ação inclusiva da Prefeitura, que tem a capacidade de dar visibilidade, reconhecimento e respeito às uniões. Este ato simbólico possibilita que as pessoas se sintam ajustadas a uma sociedade que dá muito valor à legalização da união”.

O evento, realizado no M. Hall, contou com o trabalho de cerca de 50 pessoas, e com o apoio da Fundação Nadir Goulart.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7245 / 7599.