NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 1/10/2010 - 12:11

PJF homologa licitação para construção do Ginásio Poliesportivo

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Obras (SO), assina, na próxima semana, o contrato com a empresa Ribeiro Alvim Ltda. – vencedora da licitação – para a construção do Ginásio Poliesportivo de Juiz de Fora. Nesta sexta-feira, 1º, o processo licitatório foi homologado pela SO, conforme publicação nos Atos do Governo. De acordo com o secretário de Obras, Jefferson Rodrigues Júnior, imediatamente após a assinatura do contrato a empresa estará autorizada a iniciar as obras. Para a construção de toda a estrutura, serão investidos R$14,5 milhões, em parceria entre a PJF e a União.

Segundo o arquiteto da PJF e autor do projeto, Leonardo Soares de Paula, o Ginásio vai contar com 6,8 mil m² de área construída, localizando-se nas proximidades do Estádio Municipal Mário Helênio, e terá capacidade para receber seis mil pessoas em eventos nacionais e internacionais. Para possibilitar melhor visibilidade para o público das arquibancadas, a quadra terá dois metros de rebaixamento em relação aos primeiros assentos. O interior do Ginásio vai contar com amplo e moderno vestiário, com salas de fisioterapia, de aula e para acompanhamento médico, além de academia de ginástica e depósito de materiais desportivos.

Em um dos blocos da edificação, haverá espaço destinado ao setor administrativo, com salas, sanitários públicos e praça de alimentação. Aproveitando o formato de concha do Ginásio, o projeto inclui a construção de um palco, na parte externa, voltado para o estacionamento. A cobertura, em estrutura metálica, será erguida com um vão de 90 metros. Outra novidade é a cobertura termoacústica: além de evitar a elevação da temperatura interna, este tipo de cobertura inibe a expansão do som para o exterior do ginásio, garantindo o conforto tanto de quem estiver dentro, quanto dos moradores do entorno. Todo o Ginásio foi projetado com acessibilidade para as pessoas com deficiência, inclusive os dois mezaninos que vão ficar sobre as arquibancadas – um que vai servir de cabine para rádios e TVs e outro de camarote. O Ginásio será ecologicamente correto, com reaproveitamento das águas pluviais.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SO, pelo telefone 3690-7403/ramal 227

22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV