NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 2/9/2010 - 16:58

Portal de Notícias PJF | Programa Nova Juiz de Fora - Iniciada mais uma frente de trabalho das obras de drenagem na Avenida JK | SO - 2/9/2010
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou nesta quinta-feira, 2, mais uma frente de trabalho das obras de drenagem da Avenida Juscelino Kubitschek. As equipes estão atuando no Acesso Norte, altura do Bairro Industrial, na construção da rede que vai solucionar os problemas de alagamentos na região da JK, compreendida entre o viaduto Ramirez Mozzato Gonzales e o antigo Moinho Vera Cruz. As intervenções já haviam sido iniciadas na própria via e na Rua Comendador Frederico Álvares de Assis e, nesta fase, concentram-se no Acesso Norte. Além deste ponto, em outros dois na mesma via, as equipes dão sequência aos trabalhos de construção de redes e galeria para a captação da água da chuva na região do Bairro Barbosa Lage.

A nova rede será erguida com tubos de seção circular com 1,2m de diâmetro e passará pelas ruas Nunes Lima, Salvador Notaroberto, Berta Halfeld Paleta e Avenida JK. Ainda serão construídas as redes secundárias e os postos de visitação. As máquinas já iniciaram a abertura das valas no ponto de lançamento para a construção da base em concreto e, posteriormente o assentamento das manilhas. Os trabalhos estão sendo realizados na pista do Acesso Norte, sentido Centro/Zona Norte.

Já no Bairro Barbosa Lage, o primeiro ponto está na altura da Rua Geraldo Emídeo e a empresa responsável pela obra - SPA Engenharia -, sob a fiscalização da Secretaria de Obras (SO), já fez a travessia do Acesso Norte. A rede, também com tubos de 1,2m de diâmetro, agora segue por toda extensão da Rua Geraldo Emídeo e, posteriormente, atingirá a Rua Antônio Weitzel, margeando a linha férrea, onde será feita a interligação para a captação na Avenida JK. Serão cerca de 257 metros de extensão. Além da rede-mestra serão construídas as captações laterais ao longo do trecho, permitindo desta forma a vazão da água da chuva.

No terceiro ponto- altura da Rua Hiran Alves Cyrino - já foi aberta a vala e nesta quinta-feira, 2, as equipes trabalham na concretagem da base - berço - que receberá uma galeria com tubos celulares (aduelas) pré-moldados em concreto armado com seção de 1,5m x 1,5m, além das redes secundárias. O mesmo serviço já está sendo executado no início da Rua Hiran Alves Cyrino. A galeria começa na Rua Onofre Oliveira Sales - via de acesso ao Condomínio Recanto da Mata -, atravessa a Avenida JK e passa em toda a extensão da rua, lançando no Rio Paraibuna, no Acesso Norte. Serão 375 metros de extensão.

As obras na Avenida JK integram o conjunto de intervenções da primeira fase do Programa Nova Juiz de Fora. São quatro pontos onde serão erguidas galeria e redes que permitirão o escoamento da água da chuva. Ainda, será construída mais uma rede pluvial na altura do Bairro Araújo. Para estas obras, que irão proporcionar segurança e conforto para os usuários da via que interliga a região norte ao centro da cidade, a PJF está investindo em torno de R$ 5 milhões.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403 ramal 227.

25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”