NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 4/8/2010 - 15:40

Portal de Notícias PJF | Programa Nova Juiz de Fora - Equipes trabalham na fresagem e regularização da pista | SO - 4/8/2010
As equipes que trabalham nas obras de reurbanização da Rua Santo Antônio, no Centro da cidade, iniciaram nesta quarta-feira, 4, o trabalho para a nova pavimentação da via, com a colocação de uma primeira camada de asfalto no trecho entre a Avenida Independência e Rua Rei Alberto, além de uma das pistas até a Rua Oscar Vidal. De acordo com os técnicos, esta primeira camada de pavimento servirá para regularizar a pista e preservar a base. Para esta quinta-feira, 5, a previsão é de que já se conclua o novo pavimento com a aplicação definitiva do asfalto nestes dois primeiros quarteirões. Na sequência, os serviços irão avançar para a região da Rua Espírito Santo. As alterações no trânsito nesta área ocorrerão conforme planejamento da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra).

As obras na Rua Santo Antônio, que tem cerca de 1.650 metros de extensão por 7,5 metros de largura em média, serão executadas por trechos. Num primeiro momento, com o apoio de máquinas, é feita a fresagem da pista para a retirada completa do pavimento desgastado. Em seguida, o trabalho concentra-se na limpeza e preparação para a colocação do asfalto. Após esta etapa, serão executados serviços para a construção de sarjetas, recuperação de meios-fios e calçadas. Paralelo às obras de pavimentação, ainda na Santo Antônio, além da instalação de novas redes coletoras de esgoto, a PJF está executando a construção do primeiro trecho da rede de drenagem para atender a bacia da Rua Barão de Cataguases. As obras concentram-se entre as ruas Silva Jardim e Luiz Perry e já estão em fase adiantada com previsão de término, neste trecho, até o final da semana. Com isto, a Santo Antônio ficará completamente liberada para os serviços de pavimentação.

A reurbanização da Rua Santo Antônio marca o início do conjunto de intervenções previsto na primeira etapa do Programa Nova Juiz de Fora. A partir de convênio com o Governo de Minas, a Prefeitura de Juiz de Fora vai investir, até o final do ano, R$ 15 milhões em projetos de reurbanização dos principais corredores de tráfego da cidade, incluindo obras de asfaltamento, redes de drenagem, remodelação de canteiros, meios fios e calçadas, que vão influenciar diretamente para a melhoria do sistema viário, e, consequentemente, para o conforto e a qualidade de vida da população.

Neste primeira etapa do programa - cujo valor total é de R$ 60 milhões, mais a contrapartida do município, num prazo de 30 meses - as intervenções acontecerão, além da Santo Antônio, na Rua Olegário Maciel, Avenida Independência, região da Rua Barão de Cataguases e avenidas Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas e JK, além dos acessos e infraestrutura para atender os loteamentos Parque das Águas e Nova Germânia, onde estão sendo construídas 899 moradias populares. A empresa SPA e o consórcio formado pelas construtoras ZAG/Bandeirantes, vencedores das licitações, são os responsáveis pela execução dos trabalhos, sob a fiscalização da Secretaria de Obras da PJF. Do conjunto de obras desta fase também já foram iniciadas as intervenções de captação pluvial nas avenidas Independência e JK.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403 ramal/ 227.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM