Prefeitura lança projeto piloto de Segurança no Trânsito
O prefeito Alberto Bejani apresentou nesta segunda-feira, dia 24, um projeto piloto de segurança no trânsito, que tem como objetivo principal solidificar uma proposta de educação sistematizada para cidadania, envolvendo os alunos da rede municipal. O projeto piloto, batizado de Educação para Cidadania no Trânsito, será desenvolvido por meio de parcerias internacionais e nacionais, de acordo com política da atual administração.
Um grupo de trabalho, que reúne Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SPGE), Agência de Gestão do Transporte e Trânsito (Gettran) e Secretaria de Educação (SE), está encarregado de desenvolver o Projeto Observatório para Segurança no Trânsito (OROS), através do Programa da Rede da União Européia e América Latina (URB-AL).
Entre os propósitos da iniciativa está a constituição de um grupo de trabalho permanente. A intenção é atingir as crianças em fase escolar, a fim de promover a conscientização sobre os riscos e os cuidados no trânsito. O intercâmbio e a difusão de boas práticas em Juiz de Fora e outras cidades, que contribuem na constituição de uma política permanente de educação para o trânsito no Brasil, também estão incluídos na dinâmica do projeto.
De segunda a sexta-feira desta semana, educadores das escolas municipais Áurea Nardelli, Antônio Carlos Fagundes, Cecília Meireles, Thereza Falci, Henrique José de Souza e Eunice Alves Vieira iniciam o trabalho de capacitação, coordenado pelo grupo de trabalho do projeto. A definição das escolas participantes do curso de formação foi feita com base nas estatísticas de acidentes ocorridos no trânsito de Juiz de Fora. O curso será oferecido no Centro Regional Norte, à Avenida Juscelino Kubitschek 4011, Bairro Santa Lúcia.
O resultado desta fase do projeto Educação para Cidadania no Trânsito será discutido no Seminário Internacional do Projeto OROS, marcado para o período de 9 a 15 de outubro, em Treviso. No evento, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos em Juiz de Fora e nos demais países envolvidos, para a troca de experiências.
De acordo com o coordenador técnico do Projeto e supervisor de Gestão da Informação da SPGE, William Gonçalves Ribeiro de Castro, a participação da Prefeitura neste trabalho é de extrema importância. Além de promover a conscientização das crianças, a iniciativa confere visibilidade a Juiz de Fora no cenário internacional, realçando a preocupação da administração do prefeito Alberto Bejani em elevar a qualidade de vida da população.
Entre as parcerias internacionais, o destaque é a província de Treviso, na Itália – coordenadora do projeto – que, junto à Prefeitura de Juiz de Fora, desenvolve o Projeto Piloto de Segurança no Trânsito. A proposta estabelece normas de parcerias e convênios, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de uma rede de crescimento mútuo, visando a implementação de ações voltadas para a Segurança no Trânsito
A inserção de Juiz de Fora no Projeto OROS
A finalidade principal do OROS, em Juiz de Fora, é discutir e colocar em prática iniciativas para segurança no trânsito, na mobilidade urbana e na qualidade de vida. O projeto aborda a segurança nas ruas e estradas como um conjunto de diferentes aspectos: planejamento urbano, educação e segurança, mobilidade de veículos.
O projeto OROS é uma ação da URB-AL, que se caracteriza por uma rede dentro da União Européia, responsável por intercâmbios entre Europa e América Latina. Juiz de Fora faz parte da rede desde de 2002. Inserida da Rede Temática Nº 8, de Controle de Mobilidade Urbana, a cidade já participou de projeto Vicorosa (Comunidade Virtual de Segurança nas Estradas/Trânsito), apresentando a Trânsitolândia (educação no trânsito para crianças e adolescentes).
*Outras informações na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica pelo telefone 3690-7178.