ÚLTIMAS NOTÍCIAS
7/7/2015
PROCON
Procon/JF divulga lista dos estabelecimentos comerciais interditados

7/7/2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Juiz de Fora sedia a 6ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

7/7/2015
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
30º Torneio Leiteiro de Rosário de Minas tem início nesta quarta-feira

7/7/2015
CESAMA
Funcionários da Cesama fazem palestra sobre desperdício de água para alunos do Promad

7/7/2015
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Edital 264 - PJF divulga resultado final de seleção para contratação de secretário escolar

7/7/2015
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Tupi x Juventude: ônibus, ingressos e credenciamento de imprensa para o jogo de domingo

7/7/2015
CESAMA
Cesama inicia substituição de 260 metros de redes de água no Bairro Santos Anjos

7/7/2015
SDS
“Rua, arte e fé” - Exposição de arte desenvolvida por pessoas em situação de rua começa nessa quinta-feira

7/7/2015
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Copa Prefeitura Bahamas de Futsal: semana define campeões da edição 2015

7/7/2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“JF+Digital”- Feira inovadora no Parque Halfeld com internet sem-fio grátis

7/7/2015
SDEER
JFEmpregos oferece 28 novas oportunidades

7/7/2015
PROCON
Reclamações sobre assuntos financeiros têm aumento de 72,14% no Procon/JF

7/7/2015
FUNALFA
Final de semana com quadrilhas, comidas típicas e música na Praça Antônio Carlos. É o “Arraiá da Cidade”

7/7/2015
FUNALFA
JF Foto 15: Funalfa divulga resultado da mostra fotográfica coletiva

7/7/2015
PROCON
Procon Móvel atende consumidores no Bairro Bela Aurora

7/7/2015
CESAMA
Rodízio no abastecimento - Mananciais registram queda, e Cesama reforça pedido de uso racional da água

7/7/2015
FUNALFA
Centro de Artes e Esportes Unificados oferece oficina gratuita de turbante no sábado

6/7/2015
DEMLURB
Evento reúne atletas e moradores do Bairro São Pedro em favor do esporte na BR-440

6/7/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Secretaria de Saúde abre debate sobre gestão das Uaps

6/7/2015
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
24º Torneio de Monte Verde – animal ganhador produz média de 49,040 kg por dia

6/7/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Uaps Nova Era suspende atendimentos por dois dias para realizar pintura interna

6/7/2015
SDS
Crianças do Curumim Vila Olavo Costa recebem mascotes do Demlurb para teatro sobre educação ambiental

6/7/2015
MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Oficinas sobre sustentabilidade e cultura no Museu

6/7/2015
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Poema de professora da rede municipal está em exposição no Museu de Língua Portuguesa

6/7/2015
SECRETARIA DE TRANSPORTE
Nova Era: trecho da Rua Alípio de Oliveira passa a operar em mão única nesta terça-feira

JUIZ DE FORA - 25/4/2012 - 11:39
Notícias de: SECRETARIA DE PLANEJAMENTO


Desenvolvimento Econômico - CBU começa a contratar no início do mês de agosto



A indústria de cadeados, chaves e cilindros de fechaduras CBU inicia seu processo de contratação no início do mês de agosto, segundo o diretor presidente da empresa, André Tsuchiya. As obras de instalação encontram-se de acordo com cronograma estabelecido pelo protocolo assinado com o Governo do estado, sendo que a previsão de inauguração é no mês de outubro próximo. No momento, estão sendo colocadas 600 estacas para assentamento do piso, onde será implantado maquinário pesado. Já foram realizadas contratações para implantação das partes elétricas e hidráulicas e todo o serviço de alvenaria da fábrica.

A CBU, cuja matriz será em Juiz de Fora, irá destinar sua produção – 2 milhões e 300 mil cadeados/mês - para todo o país. A indústria já tem uma linha de produção instalada em Juiz de Fora desde junho de 2011, com a fabricação de 5 mil cadeados/dia. A mão de obra atualmente utilizada está sendo treinada para servir de multiplicadora para os 350 funcionários que serão contratados. Eles trabalharão em três turnos ininterruptos, ou seja, produção 24 horas. Além desses empregos diretos, há previsão de geração de 150 vagas indiretas. As instalações irão ocupar uma área de 15 mil metros quadrados, no Distrito Industrial, e o investimento é de R$ 60 milhões.

“Juiz de Fora está recebendo cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos privados, com a geração de 10 mil empregos diretos. Outros investimentos ainda estão sendo discutidos e esses números poderão se elevar. Trata-se do resultado da política de atração de investimentos para Juiz de Fora e região, implantada pelo Governo do estado, por meio da redução da alíquota do ICMS. E, também, pela política municipal de fortalecimento da estrutura produtiva local, com agregação de valores e diversificação da matriz econômica – este marco regulatório, estabelecido pelo Decreto 10.303, de 24 de junho de 2010. As medidas levaram a cidade a ser mais competitiva e a entrar ‘no radar’ dos grandes e médios investidores”, afirma o prefeito Custódio Mattos.

Município polo da Zona da Mata, Juiz de Fora, bem como toda a região, se encontrava, até então, em penúltimo lugar no ranking de desenvolvimento econômico, perdendo para o Triângulo Mineiro, Sul de Minas, região central do estado e até mesmo para o Norte de Minas. “Esse panorama perdurou durante pelo menos duas décadas. A cidade tinha, no período em questão, um perfil vocacionado essencialmente para a área de serviços. Hoje, com a implantação de várias empresas do setor de metalurgia, essa vocação começa a ser modificada. Aliadas aos incentivos fiscais, a boa infraestrutura e a excelente localização geográfica do município são também motivos do interesse das empresas”, observa o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi.

Os investimentos já anunciados são: Embratel (reativação do call center); AlmavivA (também uma empresa de call center); Codeme (destinada à fabricação de estruturas metálicas para a construção civil); CBU; Brafer (destinada à fabricação de estruturas metálicas para a construção civil); Açotel (unidade metalúrgica que irá fabricar telhas galvanizadas); Parque Científico-Tecnológico; Wabtech (unidade de engenharia, montagem e tropicalização de hardware e desenvolvimento de software para sistemas de seguranças de ferrovias); AG CRP (unidade de reciclagem de PET); Mercedes-Benz (readequação da unidade para produção de caminhões); Votorantim (implantação da usina de polimetálicos destinado a reciclagem e recuperação de metais como zinco, cádmio e índio); e Arcelor Mittal (ampliação da capacidade instalada e modernização do processo produtivo).

Segundo o secretário André Zuchi, a entrada em operação do Aeroporto Regional também beneficia Juiz de Fora, bem como outros municípios, e torna-a ainda mais atrativa. Ele observou que, hoje, os grandes gargalos para a expansão industrial, embora o município tenha um Distrito Industrial com total infraestrutura, além de um gasoduto, é a disponibilidade de terrenos apropriados para instalação de indústrias, já que Juiz de Fora tem uma topografia acidentada. Para sanar o problema, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE) criou as Áreas de Especial Interesse Econômico (AEIE´s), onde já está sendo instalado outro Distrito Industrial, já incluindo ali o Parque Tecnológico e a Mercedes-Benz. Outro gargalo, mas de ordem nacional, é a escassez de mão de obra qualificada, especialmente a técnica. Neste sentido, a SPDE vem se articulando com instituições de ensino para a criação de cursos que possam atender a demanda local.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SPDE, pelo telefone 3690-8341.

Imprimir