NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 20/9/2013 - 19:54

7ª Primavera dos Museus – Música, fotos e exposições são opções da programação que começa neste sábado

Começa neste sábado, 21, no Museu Mariano Procópio, a 7ª Primavera dos Museus. O evento é uma ação conjunta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) com as instituições museológicas do país e vai contar com mais de duas mil atividades programadas com o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”.

A programação em Juiz de Fora, que se estende até 29 de setembro, terá início com a “Primavera Lítero-Musical Afro-brasileira”, neste sábado, às 16 horas, no Parque do Museu Mariano Procópio, com entrada franca. A professora Cecy Barbosa Campos coordenará a apresentação de poemas, música e dança, com a participação do Grupo de Estudos de Afrodescendência.

A 7ª Primavera nos Museus continua na segunda-feira, com o lançamento do hotsite do Parque Mariano Procópio, que estará disponível no endereço www.mapro.pjf.mg.gov.br, a partir das 10 horas. Na terça-feira, três eventos farão parte da programação. A partir das 7 horas, será exibida, na Escola Municipal Cecília Meirelles, a exposição “Retratos Oitocentistas no Museu Mariano Procópio”, por meio do projeto “Museu vai à Escola”. Às 8 horas, no Parque do Museu, será aberta a exposição “Eu e o Museu”, que mostrará fotos de personalidades que visitaram o Museu Mariano Procópio ao longo das décadas, com o objetivo de instigar nos visitantes a vontade de contar as próprias histórias vivenciadas no local.

Às 15 horas, será realizada a palestra “Dicas para fotografia noturna”, com Nina Mello, com o objetivo de preparar fotógrafos amadores e profissionais para participarem da Noite no Museu. Todas as vagas para o evento, que será no auditório da sede administrativa da Fundação Museu Mariano Procópio, já foram preenchidas.

Na quarta-feira, 25, será dia do “Baú de Leituras”, às 14 horas, com a participação dos alunos da Escola Estadual Antônio Carlos. O “Encontro de Educadores” será a atração da quinta-feira, a partir das 14h30, no auditório da sede administrativa do Museu. Com o tema “Cortejos de Congo e africanidades: relações entre prática escolar e imaginação museal”, a palestra, voltada para profissionais da área de educação, será apresentada e mediada pela pedagoga e professora Andréa Medeiros. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas previamente.

A sexta-feira, 27, terá a Noite no Museu – Expedição Fotográfica, a partir das 17 horas, voltada para fotógrafos amadores e profissionais. Para participar, será necessário realizar inscrições antecipadamente.

A programação do sábado, 28, no parque do Museu, contará com oficina temática “Na trilha da arte afro-brasileira”, para crianças de 7 a 10 anos, a partir das 14 horas. Os pais ou responsáveis interessados deverão inscrever as crianças antecipadamente. Ainda no sábado, o grupo Recordando em Serenata apresenta o “Serenata no Museu”, às 16 horas.

Encerrando a programação da 7ª Primavera dos Museus, o Quarteto Spalla Pró-Música/UFJF se apresenta no projeto “Música no Parque”, às 16 horas, no Parque do Museu. Para outras informações, o telefone de contato é o 3690-2027.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-8552.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM