NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 13/3/2012 - 15:32

Avenida Rio Branco - Região do Mergulhão recebe novo sistema de iluminação

Portal de Notícias PJF | Avenida Rio Branco - Região do Mergulhão recebe novo sistema de iluminação | SO - 13/3/2012
Em sequência às obras do novo sistema de iluminação da Avenida Barão do Rio Branco, equipes a serviço da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciaram nesta terça-feira, 13, a instalação dos equipamentos para atender a área do Mergulhão. Nos atuais postes das calçadas, que contam com lâmpadas de 250 watts, estão sendo instaladas novas luminárias equipadas com lâmpadas vapor de sódio de 400 watts, enquanto na área de passagem de pedestres serão instalados dez novos postes, estes de aço, com seis metros de altura, equipados com lâmpadas vapor de sódio de 150 watts de potência. Este novo sistema, além de compor todo o projeto da Rio Branco, atende à demanda de moradores, comerciantes e pessoas que circulam diariamente por esta região, permitindo que o local tenha mais segurança. Até o final desta semana, o serviço nesta região já estará concluído.

As obras de iluminação abrangem toda a Rio Branco, com trechos já executados, como entre o Bom Pastor e a Avenida Getúlio Vargas e trecho do Manoel Honório até a Rua Paracatu. A nova iluminação prioriza a estética e a eficiência, com a mudança do atual sistema e implementação de novos dispositivos para garantir maior segurança ao longo da via. Dentre as novidades, está a implantação de iluminação especial nas travessias de pedestres, medida que melhora de forma radical as condições de acessibilidade e mobilidade para todos os pedestres. Ao todo a Rio Branco está recebendo 184 novos postes de concreto circular, de 11,5 metros, com duas luminárias por poste fixadas em suporte, contendo uma lâmpada em cada unidade.

O novo sistema substitui os atuais 109 postes, instalados na década de 1980. À época, os equipamentos, com aproximadamente 20 metros de altura, proporcionaram um bom nível de luminosidade. No entanto, com o passar dos anos, as árvores ganharam um porte tal que interferem na iluminação da via. O novo projeto é compatível com a arborização existente, de forma a agregar novos valores ao cenário urbano e recuperar os níveis de luminosidade adequados. Além de região do Mergulhão, as áreas da Praça Alfredo Lage, no Bairro Manoel Honório, e da Ponte Pedro Marques, receberão iluminação especial.

As obras de iluminação são mais uma ação prevista no projeto de reestruturação urbano-viária da Avenida Rio Branco, que busca conferir mais segurança aos pedestres, conforto ao usuário do transporte coletivo e fluidez ao trânsito. As intervenções que estão sendo realizadas na via incluem a ampliação e mudança de posicionamento dos pontos de ônibus (para aumentar o espaço de embarque e desembarque e, consequentemente, agilizar este processo); instalação de traffic calming nos principais cruzamentos; substituição da iluminação por equipamentos mais eficientes; novo asfalto e novos abrigos de ônibus; além de mudanças no traçado da via.

No momento, as obras estão sendo promovidas, principalmente, na região central, no trecho entre as avenidas Itamar Franco e Getúlio Vargas. As equipes trabalham na construção das bases dos pontos de ônibus, que devem ser reforçadas para suportar as frenagens dos ônibus. A previsão é que esta etapa seja concluída, neste trecho, até a próxima quinta-feira, 15, data em que os coletivos poderão voltar a circular na canaleta central. Também no trecho entre o Mergulhão e a Avenida Brasil, as equipes a serviço da PJF já trabalham na construção das novas baias e ampliação dos pontos de ônibus. Já o asfaltamento está sendo executado entre 21h e 5h.

Conheça todo o projeto de reestruturação da Avenida Rio Branco nos vídeos divulgados pela TV Prefeitura, no link: http://www.pjf.mg.gov.br/tvpjf/index.php.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 / 7599.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM