| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - FUNALFA
BIBLIOTECA MUNICIPAL MURILO MENDES

Estrutura da Sede


A atual sede da Biblioteca Municipal Murilo Mendes foi construída pela Prefeitura de Juiz de Fora em parceria com o Ministério da Cultura, e ocupa uma área de 1.760 m². O edifício possui 3 andares, e foi projetado para facilitar o trânsito de portadores de necessidades especiais.

Com capacidade para abrigar 80.000 volumes, a biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 60.000 livros. A sucursal de Benfica possui cerca de 9.000 títulos.

A maior parte do acervo é formada por doações da comunidade juiz-forana ou através de notórios intelectuais, dentre eles o escritor Affonso Romano de Sant’Anna.

A biblioteca recebe uma média de 15 mil usuários ao mês, utilizando os vários setores.


ESTRUTURA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
ANDAR TÉRREO • Recepção e guarda-volumes;
• Setor de Referência - espaço destinado ao estudo e pesquisa, com estações de leitura para trabalho individual e três salas para atividades em grupo. O acervo é constituído por enciclopédias, dicionários, obras didáticas, publicações avulsas e livros em geral;
• Setor de Periódicos – área com mesas para leitura de jornais e revistas. No local, também funciona uma revisteca, projeto desenvolvido e doado pela Editora Abril;
• Setor Infanto-Juvenil - área destinada à leitura, pesquisa e empréstimo domiciliar com espaço para atividades recreativas, gibiteca e brinquedoteca. Recentemente, foi criado um espaço para a coleção juizforana de autores de literatura infanto-juvenil;
• Anfiteatro – área com 60 lugares para palestras, cursos e outras atividades;
• Internet Popular – oferece ao usuário acesso gratuito à internet, e
• Também no andar térreo acontecem exposições ocasionais e mostra mensal de obras da coleção juiz-forana.
1° ANDAR Setor de Empréstimo - conta com um grande acervo que abrange as diversas áreas do conhecimento. Recentemente, foi criado um espaço para a coleção juizforana de prosa e poesia.
2° ANDAR Setor Administrativo;
Setor de Conservação / Restauração de livros / Reserva Técnica – responsável por higienizar e realizar o restauro de obras danificadas do acervo. O setor também recebe os volumes que são doados para posterior triagem, processamento e encaminhamento para as estantes;
Setor de Processamento Técnico – responsável por receber, registrar e catalogar as obras do acervo. No setor também se faz a catalogação (registro na Biblioteca Nacional) de obras ainda não publicadas, de interesse para editoras e escritores, e
Setor Louis Braille – espaço criado há vinte anos e destinado aos portadores de deficiência visual. Oferece material gráfico na linguagem Braille para pesquisa e estudo, literatura infantil e outras obras gravadas em cd’s e fitas cassete.
3° ANDAR Setor de Memória
- espaço destinado ao estudo e pesquisa em obras raras, com um importante acervo de periódicos e livros de autores de Juiz de Fora.
- Sua coleção mineiriana é uma das mais importantes daregião.
- Parte do acervo de periódicos do Setor de Memória está digitalizada, por meio do Projeto Digitalização do Acervo de Jornais do Setor de Memória da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, proposto pela Associação de Amigos da Biblioteca Municpal Murilo Mendes e custeado pelo Fundo Estadual de Cultura.
- Este projeto propõe a digitalização do acervo de jornais, relativos ao período de 1880 a 1930, visando a sua preservação e disponibilização por meios eletrônicos. Os jornais foram fotografados e arquivados em mídia digital.
- O projeto prevê, ainda, a produção de DVD’s com as imagens dos jornais de Juiz de Fora de 1880 a 1930, que serão disponibilizadas aos usuários para consulta e reprodução.
- O acervo digitalizado fica preparado para sua disponibilização na internet. Também está sendo elaborado para a biblioteca um software, cuja finalidade é permitir o acesso ao acervo de jornais digitalizados do Setor de Memória.
- O software segue o formato definido pelas Normas Brasileiras de Descrição Arquivística – NOBRADE. Será instalado num computador no Setor de Memória e poderá ser usado, posteriormente, para que o acervo seja acessado via internet.
- Assim como o projeto de digitalização do acervo de jornais do Setor de Memória, este projeto foi proposto pela Associação de Amigos da Biblioteca Municpal Murilo Mendes e custeado pelo Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2